Significado de DNA

O que é DNA

DNA é uma sigla que vem do inglês e é a abreviação de deoxyribonucleic acid, que traduzindo para o português forma a expressão ácido desoxirribonucléico sendo dessa maneira chamado de ADN.

DNA é um composto orgânico cujas moléculas contém as instruções genéticas dos seres vivos e de alguns tipos de vírus.

É no DNA que as informações genéticas de um organismo são armazenadas e transmitidas para seus descendentes.

É devido às informações contidas no DNA que todas as células se reproduzem e todas as características herdadas dos ascendentes se manifestam.

O DNA é uma molécula formada por duas cadeias antiparalelas, dupla hélice, que são ligadas entre si por ligações de hidrogênio entre as bases azotadas.

Uma das principais funções do ADN ou DNA é armazenar as informações necessárias para o desenvolvimento das proteínas RNA.

As sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo possui um número de cromossomo diferente.

Os seres humanos, por exemplo, tem 46 cromossomos sendo que 23 deles são recebidos da mãe e os outros 23 do pai.

O DNA de cada indivíduo é único e mesmo que a maioria dos genes (segmentos de DNA que contêm a informação genética) sejam iguais entre as pessoas, pode acontecer dessas sequências de DNA sofrerem variações.

Muito utilizado nos dias de hoje, o teste de DNA torna possível identificar a paternidade de uma criança a fim de confirmar sua origem genética.

Estrutura do DNA

A estrutura do DNA é formada por uma longa sequencia composta de quatro bases nitrogenadas. As células para transcreverem a informação genética precisam ainda das moléculas RNA-mensageiro que serão transformadas em proteínas.

Desde 1866 é que a transmissão das características genéticas é pesquisada.

Gregor Mendel foi um dos estudiosos que chegou a conclusão estatística que apontava exatamente para a direção que a ciência genética tomou anos depois, quando a tecnologia já estava mais avançada possibilitando analisar mais profundamente essa questão.

Na época em que Mendel fez essas descobertas, século XX, elas não tinham como serem esclarecidas e as evidências eram somente explicadas pela matemática.

No ano de 1593 dois cientistas descobriram a estrutura do DNA.

James Watson e Francis Crick ganharam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962 devido essa descoberta.

DNA mitocondrial

Existe também um DNA que não é encontrado no núcleo das células e sim na mitocôndria. O nome desse é – DNA mitocondrial.

O material genético mitocondrial é transmitido somente pela mãe, vez que na fecundação apenas o núcleo do espermatozóide penetra no óvulo e a mitocôndria é uma organela situada no citoplasma das células.

DNA e RNA

O DNA e o RNA trabalham em conjunto para criação dos seres vivos.

No DNA existem as informações que são passadas pelo RNA-mensageiro a fim de que sejam produzidas as proteínas necessárias que constituem os seres vivos.

O RNA, por sua vez, é a sigla da expressão Ribonucleic acid (ácido ribonucléico) formando ARN em português.

Existe também o RNA-ribossômico que faz parte da estrutura dos ribossomos e não trabalha na síntese de proteínas..

O significado de DNA está na categoria Significados