Significado de DNA Recombinante

O que é DNA Recombinante

DNA Recombinante é uma expressão própria da área da biologia e também da medicina, em especial, da medicina celular.

O que é DNA Recombinante

DNA Recombinante é o nome dado a moléculas de DNA que tem fragmentos, pedaços de DNA que são derivados de duas ou mais fontes, em geral, de espécies diferentes.

DNA Recombinante não é algo que ocorre na natureza, mas sim algo que é criado pelos homens a partir da técnica da clonagem molecular que, basicamente, é a transferência de um gene entre organismos. Ou seja, o DNA com diversas fontes é recombinado em um só.

Tecnologia de DNA Recombinante

A tecnologia para obtenção do DNA recombinante costuma envolver o isolamento de um gene humano com o potencial para auxiliar em algum problema de saúde, como no caso da insulina, essencial para quem sofre de diabetes.

Esse gene é retirado e inserido em uma outra célula, que pode ser bacteriana, animal ou mesmo de levedura.

Então, os cientistas fazem uso de enzimas de restrição, uma espécie de proteína. São isolados genes individuais do DNA de um ser humano e esses genes são inseridos em pequenos pedaços de DNA que contenham a enzima, chamados de plasmídeos.

O plasmídeo, agora chamado de plasmídeo recombinante, é inserido numa célula de levedura, bacteriana ou animal. Esse processo chama-se transformação.

Os genes alterados que agora se encontram no plasmídeo, selecionam e separam as células transformadas daquelas que não foram transformadas.

As células transformadas, passam a se reproduzir e estabelecem uma população de células recombinantes, fruto do processo de clonagem, que acontecem quando uma única célula dá origem a várias outras. O mesmo processo acontece na mitose, natural em todos os organismos vivos: uma única célula se duplica, produzindo outra idêntica a si.

Ao fim do processo de clonagem, todas as células produzidas terão uma cópia do plasmídeo portador do gene selecionado.

Aplicações da tecnologia do DNA Recombinante

A tecnologia do DNA Recombinante possui diversas aplicações, como a produção de substâncias que sejam úteis aos seres humanos, como a insulina e o hormônio do crescimento. Também é útil para estudar os mecanismos que trabalham na replicação e na expressão dos genes e, ainda, para a investigação da paternidade.

O DNA Recombinante também é bem utilizado no diagnóstico de doenças de origem genética, na terapia gênica (o uso dos genes para tratar ou curar) e na produção dos alimentos transgênicos.

O significado de DNA Recombinante está na categoria Significados