Significado de Docente

O que é Docente

Docente é um adjetivo e um substantivo (dependendo de sua situação) que podem servir tanto para o sexo masculino como para o sexo feminino.

O termo tem como origem a palavra em Latim docentis, particípio presente do verbo docere, que significa “ensinar”.

O que é Docente:

O significado de Docente é o indivíduo que ensina, que dá aula. Docente é o professor, indivíduo responsável em transmitir seus conhecimentos para outras pessoas (alunos), independente do assunto

A palavra docente está mais relacionada a professores pós-graduados, mestres ou doutores de uma universidade, além de que poderem ou não fazerem parte do quadro de docentes dessa.

Um docente pode exercer seus trabalhos em qualquer nível escolar, ou seja, desde o pré-escolar, básico, médio e universitário, e claro, tanto em instituições públicas como privadas. O docente ainda pode atuar em suas funções como profissional liberal, professor particular ou contratação por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Grupo docente é a expressão que designa um grupo de professores que ministram as aulas, ou seja, é o grupo responsável pelo processo de ensino. É possível afirmar que todas as instituições de ensino possuem um corpo docente.

Exemplo: “O grupo docente de minha faculdade exigiu diversas mudanças, espero que elas aconteçam.”

Livre docente é um título obtido através de concurso, possibilitando que a pessoa possa dar aulas.

Discente

Discente é comumente confundido com a palavra docente. Entretanto, as duas possuem significados diferentes. Enquanto que docente designa o indivíduo que leciona, discente é aquele que aprende, ou seja, são os estudantes do docente.

Discente também é um adjetivo que pode ser usado tanto para o gênero masculino como para o feminino.

Corpo discente, nesse caso, é o grupo de alunos de uma determinada instituição de ensino.

Exemplo: “O corpo discente da universidade promoveu uma manifestação contra o aumento das mensalidades.”

O significado de Docente está na categoria Significados