Significado de Doença

O que é Doença

Doença é um substantivo feminino que tem origem no latim dolentia, cuja tradução é padecimento ou dor. Dessa forma, o termo doença é compreendido como o conjunto de sintomas específicos que afetam um ser vivo e que, consequentemente, acabam alterando o seu estado natural de saúde.

A doença é compreendida e conceituada por vários campos. De acordo com o senso comum, a doença é um tipo de mal que acomete uma pessoa, dificultando ou impedindo que a mesma possa realizar suas atividades com a mesma facilidade e desenvoltura que é comum em seu estado normal.

Para o campo jurídico, as doenças são um fator determinante para a aquisição ou não de benefícios e seguros oferecidos por instituições como, por exemplo, a Previdência Social. Algumas doenças impossibilitam temporariamente uma pessoa de trabalhar e por isso é necessário que a mesma seja amparada pelo governo através de programas assistenciais como o Auxílio-Doença.

De modo geral, as doenças podem acometer qualquer indivíduo e as mesmas são causadas por dois fatores: endógenos (que surgem internamente por meio de alguma disfunção pelo próprio organismo) e exógeno (que são provocados por ações externas oriundas do ambiente).

Existem várias ciências que se ocupam em estudar as doenças como a Patologia (palavra derivada do grego que estuda as doenças de forma generalizada), a Fitopatologia (que estuda as doenças que atingem as plantas), a ciência médica (que estuda as doenças que acometem as pessoas), a ciência veterinária (que estuda as doenças que atingem os animais), entre outros.

Em sentido figurado, o termo doença é empregado para se referir a um tipo de vício, mania ou preferência por alguma coisa como, por exemplo, “Cristina é doente por chocolate (adora comer)”ou “O uso excessivo de celular está se tornando uma doença”.

São sinônimos da palavra doença: mazela, ataque, mal-estar, distúrbio, indisposição, enfermidade, moléstia, vício, mania e obsessão.

 

 

 

O significado de Doença está na categoria Significados