Significado de Dogma

O que é Dogma

Dogma é uma palavra de origem grega e significa “o que se pensa é verdade”.

Na antiguidade muito se falava de dogma, quando uma pessoa tinha a crença firme e convicta sobre algo.

Logo depois, veio a igreja, informando que o dogma consistia em fundamentos da religião, que se ligava a crenças e regras.

Esses fundamentos foram sendo vistos como diretrizes de Deus, que tinha relevância sobre os pontos principais e inquestionáveis da igreja.

Dogma e cristianismo

O significado de dogma não se aplica somente ao cristianismo, mas envolve outras crenças e denominações religiosas.

Os dogmas estão presentes no islamismo e no judaísmo também. Cada um desses possui seu sistema de princípios dogmáticos – que envolvem crenças básicas pregada pela denominação religiosa.

Os membros de cada uma dessas religiões devem não somente respeitar os dogmas de sua igreja, mas também aceitá-la e vivê-la segundo prescrito, sem transparecer dúvidas em suas diretrizes.

Os membros que tendem a rejeitar os dogmas de sua própria religião, pode sofrer penalidade de acordo com o processo cultural de determinada região ou doutrina.

Inquisição

Na idade média, a igreja católica aplicou ao crime de heresia algumas penalidades, como perseguição, excomunhão e até inquisição – que resultava na morte da pessoa.

A inquisição fazia parte de um tribunal eclesiástico datado na idade média, e servia justamente para vigiar os seguidores, também combatendo a heresia que possivelmente podia existir.

No século XVI a inquisição foi restaurada para diversos países localizados no sul da Europa, muitos foram condenados e perseguidos em autos de fé. Principalmente aqueles que ficaram ao favor do luteranismo ou que defendiam algumas ideias humanistas.

Esse clero, se baseavam e eram coordenadas por um grupo de 6 cardeais, chamado assim de santo Ofício e estes, recebiam instruções e autorizações do Papa.

Muitas pessoas inocentes foram condenadas injustamente nessa época. Na prática, a inquisição funcionava como instituição de apoio à política e aos reis.

A igreja católica afirma que os dogmas de sua igreja – são na verdade, revelações dadas por Deus e que devem ser seguidas por todos os fiéis e seguidores da religião.

Nem mesmo o Papa tem autoridade e poder para alterar os dogmas da igreja. Um exemplo de dogma religioso é a existência da Santíssima Trindade que se baseia no: Pai, no Filho eno Espírito Santo, essa trindade, para a igreja católica, simboliza apenas um ser: Deus.

Outras religiões não acreditam nesse sistema de trindade plenamente unificado em apenas um ser, algumas – como A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias diz que o Pai é Deus, o filho é Jesus Cristo e o Espírito Santo é outro ser que faz parte do reino divino.

Resumindo, apesar de haver algumas diferenças de opiniões ou dogmas, por assim dizer, o sistema de dogma visa fazer com que os seguidores aprendam a vontade de Deus, obedecendo-a e seguindo-a.

Princípio de fé

Muitos também acreditam que dogma é um princípio de virtude, fé e honra. Capaz de revitalizar o estado pecaminoso - em um mais puro, havendo assim, uma maior comunhão entre Deus e o homem.

O significado de Dogma está na categoria Significados