Significado de Dogmatismo

O que é Dogmatismo

Dogmatismo é o substantivo masculino que dá nome a um tipo de fundamentalismo ou filosofia, onde indivíduos tendem a crer que algo é verdadeiro e não sujeito a críticas. A palavra dogmatismo deriva de dogma, que é qualquer pensamento ou ideia tida como indiscutível ou um ponto fundamental de uma crença religiosa.

Geralmente, uma pessoa dogmática não aceita discussões a respeito do que pensa e acredita em algo como se fosse uma verdade absoluta. Mas o dogmatismo ocorre mais como um senso comum da sociedade e não apenas de indivíduos isoladamente.

Tais verdades absolutas não são criticadas por outras pessoas, uma vez que elas não tenham dúvidas da veracidade dessas afirmações, mesmo que elas não tenham sido revisadas. Isso é muito comum de ocorrer no âmbito da religião e da filosofia e acontece desde a Antiguidade, apesar de grandes filósofos não acreditarem em fatos tidos como verdade, como é o caso de Aristóteles e de Platão.

Na Igreja Católica, podemos exemplificar o dogmatismo com a afirmação de que Deus existe e também com outras passagens citadas na Bíblia, como é o caso do sacrifício e da ressurreição de Jesus Cristo. Essa crença é um dogma, onde os católicos acreditam no que é ensinado na Igreja e não questionam sua veracidade.

Dogmatismo filosófico

O dogmatismo filosófico é uma contestação da verdade absoluta, onde ela é confrontada como uma forma de desalienação dos indivíduos, para que não se tornem confinados e submissos a verdades impostas pela sociedade.

Dogmatismo crítico e ingênuo

O dogmatismo crítico é aquele que afirma que podemos chegar até a verdade por meio da inteligência e do raciocínio dos indivíduos, e com base em metodologias e comprovações científicas. Já o dogmatismo ingênuo é aquele em que a pessoa apoia suas crenças em suas observações do mundo, no que alguém lhe contou e nas informações da mídia, e não as contesta de forma alguma.

Dogmatismo jurídico

O dogmatismo jurídico são afirmações baseadas no Direito, para que as leis sejam válidas e os casos possam ser julgados. Um exemplo de dogma jurídico é a afirmação de que a vida é o maior bem e deve ser preservada, e durante um julgamento, esse dogma é levado em conta para julgar um indivíduo que cometeu o crime de assassinato.

O significado de Dogmatismo está na categoria Significados