Significado de Dor De Cotovelo

O que é Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo é uma expressão popular brasileira. Dor é um termo proveniente do Latim dolor, que significa “dor”, enquanto que cotovelo vem do Latim cubitellum, que é diminutivo de cubitum, que significa “articulação entre úmero e rádio”.

O que é Dor de cotovelo:

O significado de Dor de cotovelo é uma forma de demonstrar quando uma pessoa está com forte depressão moral, decepção. Também, dor de cotovelo significa tristeza, frustração, é estar na fossa.

Antigamente, “ter dor de cotovelo” era uma expressão associada à cotovelada, por conta de servir como sinal de atenção de alguém sobre outra pessoa, para que esta reparasse em algo (geralmente em alguma coisa que se pretendia censurar ou ridicularizar). Pela dor causada ao levar uma pancada no cotovelo, surgiu a expressão, acreditam os estudiosos.

Outra teoria que existe sobre a origem da expressão “dor de cotovelo” está relacionada às longas horas que estes membros passam apoiados na mesa de um bar, desconsolados pelas dores de um amor perdido, passando estas horas lamentando a má sorte e fazendo com que os cotovelos doessem de tanto ficarem na mesma posição.

Por isso, a dor de cotovelo denota a tristeza provocada por uma decepção amorosa, por ter perdido a pessoa amada, por não ter o amor correspondido ou quando foi abandonado ou trocado por outra pessoa.

Ainda, a dor de cotovelo pode ser usada em situações de ciúmes ou inveja, pois não se tem algo que se queria e notou-se que outra pessoa tem.

Entretanto, a expressão “dor de cotovelo” é muito utilizada para a primeira definição, ou seja, pelo sofrimento ocasionado por amor.

O significado de Dor De Cotovelo está na categoria Significados