Significado de Doravante

O que é Doravante

Doravante é um advérbio que designa o sentido de “a partir de agora” e “de agora em diante”. Como advérbio, trata de significar a mudança temporal que pode ser explicada e compreendida facilmente como uma mudança na condição ou estado de algo ou alguém. Por exemplo; “de agora em diante não vou mais ir dormir tão tarde” sintetiza perfeitamente o significado de doravante. Aplicando a palavra, a frase fica da seguinte maneira; “doravante, não vou mais ir dormir tão tarde”.

Doravante pode ser utilizada como recurso para expandir a capacidade textual e de expressão, assim como muitos outros advérbios e palavras de outras classes. Também é comum deparar-se com o uso da palavra doravante no meio direito (no âmbito jurídico). Nesse aspecto, a palavra doravante é utilizada para mostrar formalmente a mudança de “status” entre as partes, que passam a ser chamadas de maneira legal perante a justiça.

No caso de um contrato ou documento entre marido e mulher, poderíamos nos deparar com a seguinte frase: “Maria (sobrenome A), nascida na cidade de São Paulo, filha de (nome do pai) e de (nome da mãe), doravante, passa a se chamar Maria (sobrenome A) (sobrenome B). Em termos práticos isso significa que a partir daquele momento e da emissão daquele documento oficial, a cidadã passaria a incorporar em seu nome o sobrenome do marido. Isso também costuma acontecer no caso da prestação de serviço, quando, doravante (à partir de hoje/agora) a empresa A passa a ser a contratante e, a empresa B passa a ser a contratada.   


 

O significado de Doravante está na categoria Significados