Significado de Dragão

O que é Dragão

Dragão é uma palavra proveniente do grego “drakôn” que representa grandes serpentes. Muitos acreditam que os mitos dos dragões surgiram com a observação de pinturas feitas nas cavernas onde foram encontrados fósseis de dinossauros e inúmeras criaturas pré-históricas gigantes.

O dragão ou drago trata-se de uma criatura presente na mitologia das mais diferentes civilizações e povos do mundo.

Os dragões são representados como grandes criaturas reptilianas, ou seja, são uma espécie de lagartos + serpentes, em algumas representações possuem asas, cospem fogo, possuem plumas e poderes.

Contudo, na grande maioria das imagens mitológicas, eles se apresentam como grandes serpentes cuspidoras de fogo.

Mesmo sendo imagens presentes em inúmeras culturas ao redor do mundo, encontrando-se referências com povos diferentes, é um ser que atrai curiosidade e tem valor simbólico para europeus e chineses. Trazem consigo um significado próprio atribuído à sabedoria, força, sobrenatural ou apenas destruição e crueldade.

Dragão da mitologia chinesa

De início, o dragão chinês era completamente diferente do dragão ocidental, ele é representado como uma espécie de mutação, tem a junção de vários animais como: chifre de veado, olhos de tigre, corpo de serpente, orelhas de boi e patas de águia. O dragão chinês simboliza a transformação e a energia vinda do fogo.

No horóscopo chinês, o dragão é um dos animais do zodíaco que apresenta força. Todos que possuem o dragão em seu signo são pessoas cheias de força e vitalidade.

Além disso, o dragão também representa o poder imperial, que de forma tradicional significa fortuna, sorte, abundância e prosperidade. Diferentemente do ocidental, o dragão oriental representa o bem e é comumente presente em festas folclóricas.

Dragão de Komodo

O dragão de Komodo é um lagarto gigante, residente da ilha de Komodo, na Indonésia. Ele se parece com um dragão, além de ser muito poderoso, já que em sua saliva existem bactérias mortais que paralisam suas presas impedindo-as de fugir logo após a sua mordida.

Significado da tatuagem de dragão

Os significados dessa tatuagem são diversos, em algumas culturas ele pode ser um símbolo de sabedoria e força, enquanto que em outras ele é representante como coisas ruins e trevas. Nesse caso, os mais populares são os dragões chineses e japoneses, assim como os dragões celtas.

  • Dragão chinês: a tatuagem desse animal representa boa sorte, boa vontade e principalmente, sabedora.
  • Dragão japonês: esse dragão simboliza o equilíbrio da vida
  • Dragão celta: essa criatura faz jus à imagem de poder e força.

Essas tatuagens geralmente são escolhidas por pessoas de forte personalidade, independente do sexo, homem ou mulher.

O dragão mais procurado é o chinês pelos seus inúmeros bons significados. A tatuagem de dragão também pode simbolizar características como sabedoria, poder, coragem, proteção, guerreiros, inteligência, entre muitas outras qualidades, além de liberdade. Por se tratar de um animal forte e livre para ir onde desejar, o dragão claramente, pode ser representante como a liberdade da alma. Ou, o desejo de ser livre.

Além de todos os sentidos que a tatuagem de dragão pode representar, ela também simboliza o amor, pelas histórias da cultura antiga, de luta e coragem em prol da conquista de uma pessoa amada.

O significado de Dragão está na categoria Significados