Significado de Dragão Oriental

O que é Dragão Oriental

Dragão oriental é um símbolo marcante e bastante representativo da milenar cultura oriental. O símbolo é compartilhado entre diversos países do extremo oriente, guardando algumas especificidades nas diferentes maneiras como é representado em cada um deles.

O dragão oriental está presente nas diversas culturas do leste do globo sendo representado em cada uma delas com algumas modificações, o que podemos constatar também na grafia que o designa por lá, pois “dragão” em chinês é long; yong ou ryong em coreano; e em japonês ryu. O dragão recebe por aqui o adjetivo de oriental por causa de nossa perspectiva ocidental, ele é somente o dragão em Tóquio, por exemplo. Por aqui, o dragão oriental às vezes também é chamado de dragão chinês.

Nos países do outro lado do mundo, o dragão oriental é um símbolo milenar de sabedoria, nobreza, poder, riqueza, proteção e força, representado como uma serpente gigante, coberta de escamas de carpa, com garras de águia, patas de tigre e um par de dentes caninos bem característicos sobressaindo-se de sua boca. Por seu simbolismo e beleza, o dragão oriental é muito apreciado como motivo para tatuagens, alguns chegam a cobrir grande parte do seu corpo com a mitológica criatura oriental.

Na Antiga China, o dragão costumava ser empregado como símbolo do poder do império. E desde essa época tinha-se no oriente o dragão como uma representação do deus da chuva e regulador de todas as águas. Até hoje, em alguns locais da China, faz-se orações para o dragão para que esse traga chuva.

O significado de Dragão Oriental está na categoria Significados