Significado de Drama

O que é Drama

Drama é uma palavra originária do grego antigo “drao”, cujo significado era “ação”, sendo aplicada à arte teatral.

O que é drama?

Atualmente, o substantivo drama é mais aplicado para classificar uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição. Quando nos referimos a qualquer situação que envolve emoções mais fortes, apelativas, dizemos que se trata de um drama, o que seria o caso das vítimas de guerras, que passam por um drama.

Em sentido figurado, drama também é uma palavra que caracteriza qualquer comportamento exagerado, levando mais para o lado das lágrimas e da piedade, tentando chamar a atenção para um sofrimento que não chega ao cúmulo, mas que faz da pessoa um ser dramático.

O gênero drama, em sua origem, era a apresentação de um texto teatral cujo enredo era voltado para acontecimentos que se assemelhavam aos da vida real. Os textos teatrais, na Grécia Antiga, eram classificados segundo o que pretendiam mostrar, havendo os gêneros narrativo (ou épico), dramático e misto, uma classificação que acompanha as obras teatrais e literárias até os dias atuais.

O drama é associado à representação poética de Aristóteles, distinguindo-se epopeia, uma forma teatral também baseada em ações da vida real, mas enfatizando os feitos heroicos, embora contivesse também muito drama no enredo.

O conceito de drama, portanto, tanto na teoria quanto na prática, tem uma dupla forma de apresentação, na literatura escrita e no teatro, embora tenha buscado outros caminhos através dos tempos, variando conforme as épocas e as proposições estéticas.

Tanto no teatro quanto no cinema e na televisão, o drama, atualmente, é a classificação dada a qualquer espetáculo, filme ou série que traga a mistura de trágico, de cômico, de cenas comoventes, de cenas patéticas,e que envolve exatamente todos os sentimentos humanos, retornando às origens do termo, quando o drama apenas espelhava a realidade.

O significado de Drama está na categoria Significados