Significado de Droga

O que é Droga

Droga é uma palavra de uso genérico e que tem origem francesa drogue. Refere-se a toda e qualquer substância natural ou não que provoca mudanças físicas ou psíquicas ao serem utilizadas por uma pessoa.

Na Medicina e Farmacologia, a droga é concebida como a substância criada ou manipulada para prevenir ou curar doenças. Neste caso, é comum a produção em forma de cápsulas, comprimidos, gel ou líquidos.

A droga é conhecida como substância entorpecente que é utilizada para provocar alucinações, fugir da realidade ou alterar o estado de consciência mental. Geralmente causa dependência química onde o indivíduo sente necessidade de consumir com frequência e quantidades cada vez maiores.

Por outro lado, têm-se duas classificações para a droga, a saber: licita e ilícita. Compreende-se como droga licita aquela que é liberada para venda e consumo, como é o caso do cigarro e das bebidas alcoólicas, embora haja a proibição de venda e estímulo de uso das mesmas por menores de idade.

Já a droga ilícita é aquela que é proibida por lei e que não pode ser comercializada e/ou utilizada livremente sob pena de sofrer punições e apreensão da droga ou do usuário. Neste quesito encontram-se as drogas que fazem parte do comércio clandestino de entorpecentes e que são objetos do narcotráfico.

As drogas ilícitas mais conhecidas são as seguintes: maconha, cocaína, heroína, crack, LSD e Ecstasy. Cada uma delas provoca dependência psicológica e química que causa danos físicos e emocionais no usuário.

Elas são classificadas de acordo com a forma de produção que pode ser natural, semissintética e sintética. As naturais, como o próprio nome indica, são aquelas disponíveis na natureza e que não sofrem modificações como é o caso da maconha (que vem da planta cannabis), tabaco (que vem da planta pertencente à família da Nicotiana) e o ópio (que vem da flor de uma papoula sonífera do gênero Papaver).

As semissintéticas têm origem nas drogas naturais, mas sofre modificação na produção. Como exemplos tem a cocaína (origem na folha de coca), heroína (origem no ópio através da modificação da morfina) e o crack (originado na cocaína e misturado com bicarbonato de sódio e água).

As sintéticas são aquelas drogas ausentes na natureza e, portanto, são fabricadas em laboratórios como é o caso dos anabolizantes (que têm sua origem nos esteroides) e as anfetaminas (que têm sua origem nas beta-fenetilamina).

O uso de drogas pode causar problemas de saúde física e mental e em alguns casos pode levar o dependente à morte através da overdose quando o mesmo ingere grande quantidade de substâncias. Como a droga provoca dependência, o usuário que deseja abandonar o vício deverá se submeter a tratamento médico e psicológico.

O termo droga é utilizado em sentido pejorativo como uma espécie de interjeição para se referir aquilo que não presta, é ruim ou desprezível.

O significado de Droga está na categoria Significados