Significado de Dúbio

O que é Dúbio

Dúbio é um adjetivo que pode ser empregado para designar alguma coisa que deixa dúvida, consistindo num sinônimo de indefinido, duvidoso ou incerto. Se um fato ou uma alegação deixam alguma coisa suspeita, se não permitem um julgamento preciso sobre a sua validade, significa que estamos diante de algo dúbio.

Podemos entender dúbio como aquilo que não está claro, aquilo que não é evidente ou que só é percebido com dificuldade, que não possui exatidão. Dúbio é algo que permite muitas interpretações a respeito, possui um caráter ambíguo. “O depoimento do delator durou cinco horas, contudo, os advogados de acusação pedem um novo depoimento pois, segundo eles, existem muitos pontos dúbios em sua fala. ”

Dúbio é ainda aquilo que suscita dúvidas, que é duvidoso. Uma coisa que não pode ser definida, algo que não pode ser afirmado com certeza é dúbio. Aquilo a respeito do que não se pode caracterizar, indefinível. “Ainda são bastante dúbias as informações que circulam a respeito de qual será a escalação do time. ”

Num sentindo figurado, podemos usar o termo dúbio ainda para designar algo que é inconstante, hesitante ou vacilante, algo sobre o qual não podemos prever, é incerto e impreciso. Dúbio pode ser alguma coisa que não seja determinada, que não apresenta firmeza, que é suspeita. “Eu não emprestaria meu dinheiro para uma pessoa com o comportamento dúbio como o do Alvarenga, sei de pessoas que ele pediu emprestado e pagou, mas também conheço um pessoal que nunca mais viu a cor do seu dinheiro”.

O significado de Dúbio está na categoria Significados