Significado de E-commerce

O que é E-commerce

E-commerce é uma abreviação que vem do inglês eletronic Commerce, que em português significa comércio eletrônico. O e-commerce é um tipo de comércio utilizado para qualquer modalidade de negócios ou transações que envolvam a transferência de informações on-line.

O meio utilizado para realização dessas transações são as plataformas eletrônicas que podem ser otimizadas através de smartphones, tablets ou desktops.

O e-commerce atualmente é uma das formas mais importantes para o intercâmbio de negócios via internet, como o comércio de serviços ou bens.

O surgimento da internet possibilitou a quebra de barreiras geográficas e com isso não existem mais limites para qualquer um que queira utilizar essa ferramenta para realizar novos negócios. Isso funciona de maneira mais rápida e bem mais em conta do que se tivesse que investir em uma estrutura física.

E-commerce e E-business

E-business e E-commerce são dois termos que possuem significados distintos. Enquanto o E-commerce refere-se a um tipo de comércio eletrônico, ou seja, transações de compra e venda efetuadas pela internet; o conceito de E-business vai além.

O E-commerce pode ser considerado apenas uma das partes relacionadas ao E-business, assim como o E-service, que é a prestação de serviço também via internet.

O E-business engloba não só essas duas partes de atividades eletrônicas como também toda e qualquer atividade que se relacione ao negócio de uma empresa que utilize como auxílio vários sistemas de informação através da internet.

Enquanto o E-commerce compreende a parte de compra e venda on-line, o E-business trabalha todo o processo relacionado a negociações, transações e relacionamentos que a empresa faz via internet. Podemos dizer que E-commerce é um tronco do E-business, enquanto este é o todo.

Com o grande avanço tecnológico e democratização da internet, hoje o E-commerce tem se tornado uma ferramenta extremamente útil para empresas relacionadas a qualquer tipo de negócio.

O E-commerce despontou com a venda de itens de valores menores, como DVDs, CDs, livros, etc. Porém, com o passar dos anos essa modalidade de compra foi cada vez mais ganhando força e confiança por parte dos usuários da internet e atualmente todos os tipos de artigos são negociados, desde um simples livro a artigos de luxo com valores bastante significativos.

No E-commerce podemos definir 2 tipos de transações; a saber:

  • B2B(Business to Business): Essa é uma modalidade de transação eletrônica realizada entre empresas, ou seja, é quando uma empresa faz a comercialização de seus produtos ou serviços para outras empresas. A operação realizada nessa categoria pode ser não só de revenda, mas também de consumo ou transformação. 
  • B2C(Business to Commerce): Nesse tipo de transação, o negócio eletrônico é realizado entre uma empresa e um consumidor final. Nessa modalidade o objetivo se resume apenas ao consumo.

O significado de E-commerce está na categoria Significados