Significado de E=mc2

O que é E=mc2

E=mc² é uma equação da física moderna.

O que é E=mc²:

O significado de E=mc² é a equação científica desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein, no século XX, que estabelece a associação da alteração da massa de algum objeto em energia e vice-versa. A fórmula E=mc² faz parte da Teoria ou Princípio da Relatividade.

Para entendimento, lê-se que “E” significa energia, “m” significa massa e “c²” significa a velocidade da luz, sendo que esta é ao quadrado. A velocidade da luz é considerada como a única constante do Universo – ela, no vácuo é sempre a mesma independentemente do referencial usado para medi-la –, sabendo-se que ela é de 300.000 km/s (também podendo ser 300.000.000 m/s, conforme as unidades do Sistema Internacional de Unidades).

De acordo com a Teoria da Relatividade, este número é significante quando pensa-se, segundo a equação, em uma transformação completa de somente dez quilogramas de massa, que produziria uma quantidade de energia que seria suficiente para fazer evaporar toda a água existente na Baía de Guanabara.

Outro exemplo seria de que somente a massa de uma moeda de um centavo seria o suficiente, quando convertida em energia, para gerar energia que abasteceria a área metropolitana de Nova Iorque por pelo menos dois anos.

Por isso, esta equação supõe que, se a massa consegue superar a velocidade da luz, esta conseguirá superar a barreira do tempo e do espaço.

Emblematicamente, a teoria de Einstein foi utilizada para a construção das bombas atômicas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945, matando mais de 350 mil pessoas por conta da potência dessas armas nucleares que alcançavam o equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. É claro que, não é possível afirmar que esta teoria foi diretamente responsável, porém Einstein fez uma das mais importantes descobertas que proporcionaram o entendimento das reações nucleares.

O significado de E=mc2 está na categoria Significados