Significado de Ébano

O que é Ébano

Ébano é um tipo de madeira escura, pesada e resistente. O nome científico da árvore cuja madeira é retirada é Diospyros Tesselaria e pertence à família das ebenáceas.

O que é Ébano:

Etimologicamente, sua origem provém do grego e significa ébenos ou do latim ebenus

O ébano é uma madeira escura e resistente, por isso é considerada uma madeira nobre muito utilizada na fabricação de móveis e outros objetos.

Essas ebenáceas são espécies muito raras, mas podem ser encontradas em algumas regiões de clima tropical, mais precisamente na África, América e em algumas partes da Ásia. 

O ébano possui uma cor bastante exótica, além de ser extremamente preta com o centro esbranquiçado e córtex cinza. As ebenáceas chegam a medir até 12 metros de altura.

Seu tronco é bastante grosso, liso e pesado. Suas folhas são verdes escuras e as flores são amarelas esverdeadas, apresentando uma beleza incomparável. A cor negra do ébano é considerada a mais escura e profunda existente na natureza. 

Metaforicamente, o termo ébano pode ser utilizado para enfatizar o que possui a cor preta.

Exemplo: “Ela possui olhos de ébano, tão negros e profundos que me fez apaixonar por ela.”

Podemos ver, muitas vezes, essa palavra sendo usada de forma carinhosa, como um elogio para se referir à raridade e a beleza da cor negra.

Exemplo: “Que pele maravilhosa, parece mais um ébano de tão bela.”

Ébano e Marfim

São palavras empregadas com sentido figurado para descrever a cor da pele de negros e brancos. Faz uma referência bastante clara aos dois tipos de cor.

Há também algumas expressões que utilizam a palavra ébano para enfatizar a beleza da pessoa negra, como por exemplo, Deusa de ébano.

Exemplo: “Minha namorada parece uma Deusa do Ébano. Fico encantado com sua beleza.”

Stevie Wonder e Paul McCartney lançaram, em 1982, uma música que se chama Ebony and Ivory – Ébano e Marfim. A letra da música descreve o quão é importante as pessoas de diferentes raças viverem em harmonia.

Veja mais alguns outros exemplos com a palavra ébano:

“Os cabelos daquela índia são negros como ébano.”

“Meu violão foi fabricado com a madeira do ébano, por isso ele é tão resistente.”

O significado de Ébano está na categoria Significados