Significado de Ebenezer

O que é Ebenezer

Ebenézer é um nome de origem hebraica, que significa literalmente pedra de ajuda. O nome aparece na bíblia em três ocasiões. Ebenézer é identificada como uma região em Canaã no livro de Samuel, na Bíblia, mais especificamente uma aldeia em Efraim, onde teria sigo erguido o acampamento em que se acomodaram os guerreiros de Israel antes de sua batalha contra os filisteus em que foram derrotados.

Depois da batalha, os filisteus vitoriosos levaram consigo a Arca da Aliança e deixaram entre os mortos do exército de Israel uma cifra de mais de 30.000 homens.

O nome Ebenézer aparece também no livro de Samuel, designando uma pedra cerimonial que simboliza a vitória que posteriormente Deus havia concedido a Israel sobre os filisteus. A pedra simboliza assim a ajuda que o povo de Israel recebe quando demonstra fé verdadeira no seu Deus.

O nome da bíblia transformou-se em nome próprio, e além de transforma-se em um nome próprio masculino, passou a ser utilizado também como o nome de algumas cidades, a exemplo das Ebenézer encontradas nos Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Ebenezer Howard

Ebenezer Howard é o nome do autor do livro Garden Cities of Tomorrow, uma obra muito influente escrita em 1898 que fez com que Howard se transforma-se num dos percussores do ramo do conhecimento que ficou conhecido no século XX como urbanismo. Sua obra propunha uma cidade harmônica e bela, em íntimo contato com a natureza inspirando mais tarde o movimento das cidades-jardins.

Ebenézer Bittencourt

Ebenézer Bittencourt é um pastor conferencista e escritor. Bittencourt é brasileiro e desde 2001 é diretor executivo do Instituto Haggai, trabalhando com a formação de líderes cristãos que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

Ebenezer Scrooge

Ebenezer Scrooge é protagonista do conto A Christmas Carol (Conto de Natal) de 1843 do consagrado autor Charles Dickens.

 

 

O significado de Ebenezer está na categoria Significados