Significado de Ecletismo

O que é Ecletismo

Ecletismo, também chamado de ecleticismo, é um termo que se refere a uma tendência ou doutrina que seleciona e recolhe elementos de outros tipos de teorias que parecem ser mais apropriadas.

Em outras palavras, o ecletismo é a escolha, dentre vários estilos, do que parece ser mais conforme a razão, ou que se afigura mais valioso de entre as teses de inúmeros sistemas.

Ecletismo vem do grego eklektismós.

Ecletismo significado

O ecletismo pode ser definido também como um método filosófico ou científico que busca fazer a conciliação de diferentes teorias. Por exemplo, nas artes e na política, o ecletismo pode significar simplesmente o livre-arbítrio, isto é, a liberdade de poder escolher aquilo que se julga melhor sem que se tenha apego a certo estilo, preconceito ou marca.

Ecletismo na arquitetura

No Brasil, o ecletismo na arquitetura nasceu no século XIX quando o país passava por uma nova fase, um período em que quase toda a população prosperava economicamente e com isso qualquer indivíduo tinha condições de desenvolver uma arquitetura de boa qualidade.

A arquitetura eclética consistia em uma junção de vários estilos distintos, como:

  • Barroco.
  • Renascentista.
  • Neoclássico.
  • Clássico.
  • E medieval.

Esses estilos diferentes resultaram no desenvolvimento de uma nova vertente arquitetônica.

O ecletismo na arquitetura se caracterizou também pela simetria, rigorosa hierarquização dos espaços internos, pela busca da grandiosidade e riqueza decorativa.

O movimento arquitetônico no Brasil foi propagado pela Escola Nacional de Belas Artes e pela Academia Imperial de Belas Artes.

Ecletismo no rio de janeiro

No Rio de Janeiro existem alguns exemplos de arquitetura eclética, como:

  • Teatro Municipal.
  • Museu Nacional de Belas Artes.
  • Palácio Pedro Ernesto (Câmara de Vereadores).
  • Confeitaria Colombo.
  • Parque das Ruínas, etc.

O ecletismo é a qualidade do que é eclético.

A expressão eclética ou eclético faz referência aos neoplatônicos, aos representantes da filosofia helenística e filósofos renascentistas que buscam conciliar o pensamento de vários autores clássicos.

Ecletismo religioso

No contexto da religião, o ecletismo religioso se refere a como as pessoas se comportam em relação à fé. No Brasil, há um verdadeiro ecletismo religioso, vez que existem diferentes tipos de denominações/religiões/seitas, tais como:

  • Espíritas.
  • Católicas.
  • Orientais.
  • Umbandistas, etc.

Todos esses (e outros afins) fazem parte do mesmo “imaginário” religioso em que as pessoas buscam analisar e encontrar argumentos prováveis ou verdadeiros para sustentarem seus pensamentos e ações.

Ecletismo musical

Ecletismo musical é a característica de uma pessoa que diz ser eclética em relação a determinados estilos musicais.

O ecletismo musical, segundo críticos, não deve se tornar uma ideologia em que é negada a permissão para tecer críticas e manifestar preferências, já que é característica natural do indivíduo buscar sons que lhe agradam; logo, é perfeitamente aceitável que cada um estabeleça suas preferências musicais.

Mesmo que uma pessoa seja eclética nos diferentes estilos de músicas, ainda assim ela tende a gostar com mais intensidade de um do que de outro. Dessa forma, no contexto ecletismo musical existem maneiras distintas de manifestar determinadas preferências – umas mais ponderadas, outras fanáticas... Contudo, todas são válidas.

O significado de Ecletismo está na categoria Significados