Significado de Eclipse

O que é Eclipse

Eclipse é um substantivo masculino com origem na palavra em Latim eclipsis, que provém do termo grego ekleipsis, que significa “abandonar”, “sair ou não aparecer em algum lugar” ou “deixar de fora”.

O que significa Eclipse:

O significado de Eclipse vem da área da astronomia que se refere ao desaparecimento momentâneo de um astro. Essa ação ocorre quando há a interposição entre dois astros, ou seja, um corpo celeste se posiciona encobrindo o outro astro.

O eclipse é um fenômeno que pode ser classificado como total ou parcial. Isso depende de diversos fatores, como, por exemplo, a própria localização do observador estando na Terra e também a posição dos astros quando acontece o eclipse. Por isso, se entende como um corpo celeste que é encontrado na sombra de um outro corpo celeste.

Os eclipses de que se mais têm conhecimento são os da Lua e do Sol. Alguns astrônomos já detectaram e observaram eclipses de satélites de planetas como Júpiter e Saturno.

No sentido figurado, pode-se usar o termo eclipse para apontar o desaparecimento momentâneo, obscurecimento ou ausência de alguma coisa. Por exemplo: “O notável ator teve um eclipse em sua carreira devidos aos problemas alcoólicos.”

Eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua, durante seu movimento de translação em torno da Terra, passa em frente ao Sol – escondendo-o parcial ou totalmente.

Um eclipse solar total acontece somente se a Lua, em seu movimento orbital estiver mais perto da Terra, sendo que ocasionará uma sombra de cerca de 250 quilômetros de diâmetro na superfície terrestre. Já o eclipse solar parcial acontece quando a Lua está mais longe da Terra, não criando qualquer sombra na superfície terrestre.

Se em condições favoráveis, o eclipse solar total pode durar no máximo 7 minutos e 30 segundos – podendo ser visível por uma área de até 250 quilômetros –, enquanto que um eclipse solar parcial tem no máximo 12 minutos e 30 segundos de duração – que pode ser visto por uma área bem maior.

Eclipse lunar

O eclipse lunar é um fenômeno estudado (e muito importante) para a área da Geofísica.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua está oposta ao Sol, ou seja, quando ela se encontra no espaço entre a Terra (que é um corpo opaco, isto é, um corpo que impede a passagem de luz) e o Sol. Sendo assim, a Terra forma um cone de sombra ao receber a luz do Sol.

Diferentemente do eclipse solar, o lunar pode ser observado praticamente em todo um hemisfério desde que a noite esteja chegando ou o dia esteja raiando no local do eclipse (quando a Lua está acima do horizonte). Os eclipses lunares só acontecem quando é lua cheia.

Ao contrário do eclipse solar, um eclipse lunar possui uma duração muito mais longa – podendo chegar a 3 horas e 48 minutos de duração máximo. A fase de eclipse lunar total, isto é, quando a sombra da Terra está batendo diretamente na Lua, pode levar 1 hora e 42 minutos.

O significado de Eclipse está na categoria Significados