Significado de Economia

O que é Economia

Economia é uma ciência social que estuda, entre outras coisas, a produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É um substantivo feminino que tem sua origem no grego (oikonomos), sendo que oikos é o mesmo que casa e nomos regra, lei ou costume.

De acordo com a etimologia, economia significa as regras ou costumes que são utilizados na administração da casa ou do lar. Por esta acepção, a palavra economia possui uma recepção popular de retenção de gastos para evitar desperdícios, que podem ser financeiros, como também alimentares ou de outra ordem como é o caso de energia elétrica ou água.  

A economia é dividida em duas importantes áreas, a saber: a macroeconomia e a microeconomia. A primeira se refere ao estudo do comportamento das grandes rendas, produtos e as taxas de juros e de câmbio.

Como uma grande economia, a Macroeconomia em si é composta de cinco modelos de mercado que são os seguintes: Mercado de Bens e Serviços, de Trabalho, Monetário, de Títulos e de Divisas.

Já a Microeconomia, por sua vez, é também conhecida como a teoria dos preços que estuda os mesmos, a sua interação entre empresas e consumidores e a quantidade de produtos ou serviços que são disponibilizados no mercado. Esta área é dividida em três ramos, que buscam explicar como o preço é fixado, que são: Teoria da Empresa, do Consumidor e da Produção.

Economia de mercado

É o modelo de economia baseado no maior número possível de empresas privadas com a centralização do mercado na economia e, consequentemente, na redução dos papeis que são exercidos pelo Estado.

Utilizam-se como premissa os princípios da Livre Concorrência e da Lei da Oferta e da Procura. Em outras palavras, se a oferta de um produto ou serviço é maior há uma redução de preços, mas se a oferta for menor que a procura os preços automaticamente acabam se elevando.

Economia de subsistência

Compreende-se como modelo de Economia de subsistência aquele baseado em atividades geralmente ligadas a agricultura ou pecuária voltada para a autossuficiência de uma família,  ou seja, o individuo produz o que necessita para o consumo imediato. Este modelo é caracterizado pela ausência de troca comercial de produtos.

Economia brasileira

A Economia Brasileira é bastante diversificada, embora a Agropecuária seja uma das fontes mais sólidas e que aumentam o PIB interno com as exportações de produtos como a carne bovina, o café e a laranja.

O Brasil possui a maior rede hídrica do mundo devido as suas bacias hidrográficas, que geram energia elétrica, além de outros meios alternativos também trabalhados como a Eólica. No ranking internacional, o país é considerado a 9ª maior economia mundial.

Economia mundial

Trata-se do conjunto das economias de todas as nações do planeta. Porém, devido ao maior ou menor crescimento e desenvolvimento, os países são agrupados de acordo com o grau de evolução ou importância.

Assim, existem os países desenvolvidos, os subdesenvolvidos, emergentes e os blocos econômicos como, por exemplo, União Europeia, Mercosul, Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Brics (Grupo dos seguintes países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre outros.

Economia criativa

É o modelo econômico originado em algum tipo de conhecimento, criatividade ou mesmo capital intelectual que tem como objetivo gerar trabalho e renda, por meio de produtos ou serviços criados e desenvolvidos. Uma das principais características deste modelo é o foco direcionado no potencial que um indivíduo ou grupo de pessoas realiza para produzir produtos ou serviços criativos como, por exemplo, artesanato e desenvolvimento de software.

Economia doméstica

É um curso de graduação que dura cerca de 4 anos. O profissional atua em diversos setores com o intuito de auxiliar no desenvolvimento social, tanto de pessoas quanto de instituições. Também avalia produtos lançados no mercado como cria programa de esclarecimentos aos consumidores.

Economia verde

É o conjunto de processos produtivos que são aplicados com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, que busque melhorar o bem estar da humanidade e diminuindo os riscos ambientais. Um exemplo deste modelo é o trabalho de promover maior eficiência e qualidade nos sistemas de mobilidade urbana nas grandes cidades.

O significado de Economia está na categoria Significados