Significado de Ecumenismo

O que é Ecumenismo

Ecumenismo é nome da tendência a se buscar em determinada área uma prática universal, que seja benéfica a todos os envolvidos ou para toda a humanidade; o termo ecumenismo aparece com esse sentido especialmente no âmbito da religião, sobretudo a cristã.

O que é ecumenismo

O termo ecumenismo vem de ecumênico, palavra que por sua vez vem do grego oikoumene, e pode ser traduzida como mundo civilizado, mundo habitado ou civilização. O termo oikoumene vem da palavra oikos, que é traduzida como casa ou lar. No novo testamento, que foi originalmente escrito em grego, o termo ecumenismo aparece em varias passagens com o sentido de “todo o mundo”, “a Terra inteira”, ou referindo-se a um “mundo que está por vir”.

E hoje, apesar do termo ecumenismo estar muito ligado à cultura religiosa cristã, ele também pode ser empregado em outros contextos. Por exemplo, na Geografia, ecumenismo fará referência a todos os lugares do planeta Terra, habitados ou não; no âmbito político, o termo fará referência a todos os povos independentemente do sistema político ao qual estão submetidos; encontraremos ainda o termo ecumenismo sendo usado num contexto cultural remetendo às culturas de diversos povos.

Contudo, nos últimos anos, o termo ecumenismo tem ganhado notoriedade e força no mundo a partir de sua utilização nos meios cristãos. Algumas igrejas no mundo passaram a entender que as diversas denominações cristãs deveriam se unir e buscar um entendimento a fim de promover o bem e a fraternidade entre os cristãos, e essa tendência é chamada de ecumenismo.

Assim, no âmbito da religião, o ecumenismo pode ser entendido como a busca de uma unidade entre as igrejas de Cristo independente das diferenças culturais, políticas e culturais. E essa busca se realizará através de ações que visam fortalecer os laços entre as igrejas e os fiéis das diferentes denominações, como celebrações conjuntas, estudos, debates, palestras e filantropia.

Origem do Ecumenismo

Desde a origem do Cristianismo e depois com a consolidação da Igreja Católica, vemos uma história repleta de cismas, como a divisão entre a Igreja Ortodoxa e a Católica no século XI e depois no século XVI com a Reforma Protestante.

A partir do século XIX, muitas outras igrejas cristãs apareceram e, então, no século XX, começou um movimento em prol de promover uma reaproximação entre as diversas igrejas cristãs. O movimento foi ganhando força ao longo do século passado e nas últimas décadas, com a adesão da Igreja Católica, o ecumenismo ganhou força e notoriedade em todo o mundo cristão.

Ecumenismo no Brasil

O ecumenismo no Brasil começou a se consolidar como um movimento a partir de 1982 com a criação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) na cidade de Porto Alegre (RS). 

O significado de Ecumenismo está na categoria Significados