Significado de Educação Ambiental

O que é Educação Ambiental

Educação ambiental é entendida como um modelo de preservação do patrimônio ambiental, onde o indivíduo e a sociedade possam construir e criar modelos de desenvolvimento sustentável, por meio de soluções limpas.

Desse modo, há a iniciativa de construir valores sociais, atitudes e competências que visem a conservação do meio ambiente, visualizando a sustentabilidade e a qualidade de vida.

A educação ambiental se tornou uma preocupação imediata para todas as nações do planeta, especialmente pelo consumido exaurido dos recursos naturais e da sua crescente escassez, assim como das destruições das florestas, poluição de cidades e o próprio aquecimento global.

A área de educação ambiental tem como objetivo conscientizar os indivíduos sobre os cuidados necessários para com o planeta, de modo a sempre entender o que pode causar impactos ambientais. Mesmo ações simples e pequenas podem ser de grande valia ao mundo, como, por exemplo, o descarte correto do lixo.

A ideia da educação global é mostrar que os seres humanos não são partes separadas do meio ambiente, mas que ambos estão relacionados e como é importante cuidar e preservar a natureza para cuidar si mesmos.

Educação ambiental para as futuras gerações

A abordagem da educação ambiental nas escolas está sendo levada a sério e abordada não somente como uma disciplina qualquer.

Ensinar e conscientizar as gerações atuais e as próximas sobre a educação ambiental permitirá adultos mais responsáveis e reflexivos, já que o assunto abraça temas como política e economia também.

Nas escolas, a educação ambiental se tornou um conceito próximo do desenvolvimento sustentável: estimular a sociedade a preservar os recursos naturais e seus ambientes, para que as gerações não tenham prejuízos quanto ao seu desenvolvimento.

Atitudes e ações responsáveis em relação ao meio ambiente são de extrema importância!

Educação ambiental no mundo: história

A primeira conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente e desenvolvimento foi feita em 1972, iniciando a educação ambiental como uma visão do futuro e da sustentabilidade.

Já em 1975, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promoveu um encontro internacional sobre educação ambiental, para apresentar princípios e diretrizes para continuar desenvolvendo essa área, através da criação do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA)

Em 1977 (na Rússia) e 1992 (no Brasil) também ocorreram conferências sobre o meio ambiente e educação ambiental, com o intuito de estabelecer objetivos e estratégias e avaliar a situação ambiental do planeta e todas as mudanças que ocorreram desde a primeira conferência (1972).

Nesta última, de 1992, houve a criação de três documentos, considerados referências, para praticar a educação ambiental:

  • Agenda 21,
  • Carta Brasileira para a Educação Ambiental,
  • Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Recentemente, em 2012, ocorreu a III Conferência Brasileira de Gestão Ambiental.

Educação ambiental no Brasil

A educação ambiental foi abordada na Lei nº 9,795, de 27 de abril de 1999.

A lei expõe a permissão de que escolas do país e de outras nações implementassem a educação ambiental como componente permanente e essencial da educação nacional (independentemente do nível escolar), a trabalhando em toda a grade curricular e não como componente individual.

O significado de Educação Ambiental está na categoria Significados