Significado de Efeito Estufa

O que é Efeito Estufa

Efeito estufa é um fenômeno natural que promove o aquecimento térmico da terra, necessário para manter a temperatura do planeta em condições adequadas de sobrevivência.

Sem o efeito estufa, a terra seria muito fria resultando na dificuldade de desenvolvimento das espécies.

O efeito estufa é um evento natural que contribui para com a proliferação da vida no planeta terra.

Pesquisadores e cientistas do século XX têm indicado que as ações do homem têm agravado bastante o processo de efeito estufa por meio da emissão de gases na atmosfera, principalmente o CO2.

A Terra é coberta por uma camada de ar que é a atmosfera. Ela é a responsável por reter metade dos raios solares que chegam ao planeta.

O efeito estufa acontece da seguinte maneira:

  • Os raios provenientes do sol, quando são emitidos a terra, têm dois destinos diferentes – uma parte é absorvida e se transforma em calor mantendo o planeta aquecido; a outra parte é refletida e direcionados ao espaço em forma de radiação infravermelha.

Estufa

O termo estufa representa uma construção que normalmente é fabricada de vidro.

A estufa recebe os raios do sol e retém uma parte deles para manter o ambiente daquela construção aquecido.

Nessas construções de estufas são cultivadas plantas de clima tropical em lugares onde o clima natural não permitiria que houvesse o desenvolvimento adequado delas.

Porque o nome efeito estufa

A expressão efeito estufa recebeu essa denominação porque a atmosfera terrestre funciona justamente como se fosse uma estufa, vez que ela retém o calor e promove a existência da vida no planeta.

Causas e consequências do efeito estufa

Efeito estufa causas

A emissão de gás carbônico na atmosfera está se tornando cada vez maior devido à atividade humana.

As queimadas e a queima de combustíveis, por exemplo, causam esse aumento de CO2, o que faz com que ocorra o aceleramento do aquecimento global.

Com o excesso de CO2 na atmosfera a natureza não consegue absorvê-lo por completo.

Diversos outros gases emitidos pelas várias atividades do ser humano colaboram com o efeito estufa como o óxido nitroso e o gás metano.

A poluição do ar também é outro fator que contribui com o efeito estufa.

Efeito estufa consequências

Algumas das consequências que o efeito estufa está trazendo para o planeta devido o aquecimento global são:

  • Tornados.
  • Furacões.
  • Tempestades, etc.

Esses e outros fenômenos acontecem naturalmente, mas tem acontecido com maior frequencia.

Outras consequências:

  • Aumento do nível das águas dos oceanos.
  • Destruição de ecossistemas.
  • Extinção de diversas espécies de seres vivos, etc.

Camada de ozônio e efeito estufa

A diminuição da camada de ozônio e o efeito estufa aumentado são os responsáveis pelo aquecimento global. As transformações que esses dois elementos sofrem são sempre relacionadas às atitudes da sociedade.

A camada de ozônio é uma faixa na atmosfera terrestre composta de gás ozônio (O3) e tem a espessura de 10 km aproximadamente.

O gás ozônio filtra a radiação ultravioleta amenizando seus efeitos. Isso contribuiu para com a manutenção da temperatura média do planeta.

Ao mesmo tempo, esse processo colabora com a proteção natural para os seres humanos contra a ação dos raios UV na pele que causam dermatites e ate câncer.

Efeito estufa e aquecimento global

Embora alguns cientistas afirmem que o aquecimento terrestre acontece por causas naturais, uma boa parte deles acredita que a emissão excessiva de gases estufas na atmosfera vá destruindo a camada de ozônio fazendo com que o planeta fique mais suscetível aos raios ultravioletas do sol.

Caso não houvesse esse excesso de emissão de gases, o efeito estufa aconteceria mais lentamente e a vida na terra iria se adaptando naturalmente.

O significado de Efeito Estufa está na categoria Significados