Significado de Efêmero

O que é Efêmero

Efêmero é um adjetivo e substantivo masculino. Esta palavra vem do Grego ephemeros, que quer dizer “o que dura apenas um dia, curto”, de epi, que é “sobre” e mais hemerai, que é "dia".

O que é Efêmero:

O significado de Efêmero denomina a característica do que é temporário, isto é, aquilo que dura muito pouco tempo, definindo também o mesmo que sua origem, apenas por um dia.

Por isso, efêmero é um termo usado para designar algo, como uma situação, fugaz. É aquilo que é passageiro, transitório, de curta duração. É também sinônimo de:

  • Rápido,
  • Momentâneo,
  • Passadiço,
  • Transeunte,
  • Findável,
  • Finito,
  • Terminável,
  • Instantâneo,
  • Breve,
  • Provisório.

Efêmero é o oposto dos termos: duradouro, permanente, perpétuo, constante, definitivo, durável, fixo, infindável, interminável, perdurável, contínuo, persistente, eterno, imperecível, longo, durativo, vivaz, imortal, perdurante, entre vários outros.

Efêmero não é uma palavra muito utilizada na linguagem coloquial, isto é, do dia a dia, porém pode ser notada em textos para denotar algo passageiro.

Alguns exemplos de frases com o termo efêmero (efêmera, no feminino):

“Sua estadia aqui será efêmera, porque espero que você resolva seus problemas logo.”

“Aquela foi um pensamento efêmero – logo este foi esquecido.”

Pode-se dizer, então, que efêmero é algo que vem e passa, com rapidez.

Por exemplo: “O seu sentimento de felicidade foi efêmero.”

Existe a expressão “efemeridade da vida”, que procura lembrar que a vida é passageira, que ninguém viverá para sempre. Por isso, é sempre aconselhável aproveitar e viver cada momento com intensidade, pois este momento não voltará.

Para a Botânica, o termo efêmero designa as flores que desabrocham e murcham no mesmo dia, ou seja, elas possuem um curto tempo de vida. Além disso, existem as plantas que também possuem um ciclo curto de vida, renovando-se várias vezes por ano.

Na Geografia, alguns fluxos de água são efêmeros, pois eles só existem por alguns dias, ocasionados por algum degelo ou precipitação (chuva intensa), criando lagos, riachos, córregos ou rios que em breve sumirão.

Na Entomologia, que visa estudar os insetos, há uma classificação de gênero Ephemera, da família chamada de Ephemeroptera, que é composta por insetos que duram poucas horas, geralmente um dia. É o animal que tem a vida mais curta já comprovada pelos pesquisadores, tendo somente como função servir para a reprodução.

Para os filósofos, o termo efêmero determina aquilo que tem pouco ou nenhum fundamento, que não é profundo e que é pouco relevante.

O significado de Efêmero está na categoria Significados