Significado de Efetivo

O que é Efetivo

Efetivo é um adjetivo que na língua portuguesa pode ser usado em diversas situações com significados distintos, mas que de uma forma ou outra se relacionam entre si. Efetivo pode ser aquilo que surte efeito, que é real, é de fato, tem legitimidade, é verdadeiro, concreto.

Pode-se dizer que efetivo é algo levado a efeito, que se faz de modo completo, total, do jeito que se espera que faça, efetivo é algo realizado, efetivado, concluído. Num outro contexto, efetivo pode aparecer como sinônimo daquilo que é fixo, permanente, definitivo, estável, durável, sem interrupção, como um cargo efetivo, por exemplo.

Efetivo é também aquilo que tem eficácia, que é eficaz, que trabalha ou funciona de forma eficiente, de modo a ser bem-sucedido no que faz, que não apresenta falhas, que funciona ou trabalha com segurança. O termo efetivo pode ainda ser usado para designar algo tido como adequado, que é bom, confiável, prático ou satisfatório. Efetivo é ainda uma palavra que pode ser usada como sinônimo de algo poderoso, seguro ou sólido.

No âmbito militar, o termo efetivo designa o conjunto das tropas que formam uma unidade militar. Assim temos o efetivo da Aeronáutica, o efetivo do Exército e o efetivo da Marinha. Do mesmo modo, temos o efetivo da polícia. Assim, podemos dizer por exemplo: “Eles perderam a guerra por que o seu efetivo era composto por homens despreparados para o combate naquele tipo de terreno”.

Como um termo comercial, efetivo pode ser usado para designar o ativo líquido de uma empresa. E na esfera jurídica efetivo equivale ao capital fixo de uma organização.

Eficiente, Eficaz e Efetivo

Eficiente, eficaz e efetivo são termos que podem ser encarados como sinônimos, entretanto, podemos identificar nos termos diferenças significativas em seus significados especialmente quando os analisamos sob a ótica da Administração de Empresas.

Assim, temos que efetivo é, do ponto de vista da Administração, a característica que possui aquilo que atinge a sua meta ou objetivo, ou ainda, daquilo que funciona de forma correta e satisfatória, trabalha regularmente e atende as expectativas sem desapontamentos.

Já eficiente é algo um pouco além, pois essa é a característica daquilo que é feito com excelência, que dá um resultado muito satisfatório, não só realiza a sua função bem, mas com competência, qualidade, maestria, talento.

Enquanto que eficaz vai designar o que cumpre a sua função conforme foi determinado, que atinge o objetivo especificado conforme se espera.

Cargo Efetivo

Cargo efetivo é o nome que recebe o cargo que é ocupado por um trabalhador que foi admitido depois de ser aprovado em um concurso público. Vários cargos da esfera pública só podem ser preenchidos por indivíduos que comprovaram a sua capacidade mediante concurso, se destacando dos demais concorrentes e sendo aprovados para um estágio probatório que pode variar conforme a função mas que em geral dura três meses.

Se o concursado durante o estágio probatório não cometer nenhuma falta grave, arcar de forma devida com seus compromissos profissionais e for uma pessoa responsável, ele será então efetivado no cargo, passando a ser um funcionário efetivo e não podendo mais ser demitido.

Entre os cargos efetivos, um dos mais comuns é o do professor efetivo, que é aprovado no concurso para ministrar aula na matéria correspondente a sua formação.

O significado de Efetivo está na categoria Significados