Significado de Égide

O que é Égide

Égide é um termo que vem do grego aegis e que pode ser traduzido como escudo. Em nossos dias, a palavra é empregada como sinônimo de proteção, defesa, acolhimento, amparo. Égide é então qualquer coisa que, como um escudo, lhe ofereça algum tipo de proteção ou segurança. Entretanto, o termo é mais usado em um sentido legal, intelectual ou subjetivo, dificilmente alguém o emprega para se referir a algo material que empresta proteção, apesar de não estar errado.

Vejamos um exemplo do emprego da palavra égide: “Na escola Joãozinho era um dos piores alunos, era malcriado, briguento e antipático, fazia isso por que estava sob a égide do diretor, que era nada mais nada menos do que o seu pai, que sempre lhe livrava de punições mais severas”.

No campo jurídico, égide é um termo recorrente entre os profissionais do meio, aparecendo em expressões como “sob a égide da justiça”, “a égide da lei”, “égide da constituição” e etc.

Égide na Mitologia

Égide também nos remete à mitologia grega, pois esse era justamente o nome do escudo que Zeus, o deus dos deuses do Olimpo, usou em sua batalha contra os titãs. O escudo era mágico e dava grandes poderes a Zeus, além de ter como um relevo uma figura gorgônica que amedrontava os seus oponentes.

A mitologia conta que Zeus, depois da batalha contra os titãs, deu a Égide à Atena, sua filha. Atena era a deusa da sabedoria e usou de seus poderes para revestir a Égide com a pele da Medusa.

 

O significado de Égide está na categoria Significados