Significado de Egoísmo

O que é Egoísmo

Egoísmo é a característica daquele que só pensa em si mesmo e só age de acordo com os seus próprios interesses. O termo egoísmo é um substantivo masculino e caracteriza o sujeito que tem problemas em perceber ou aceitar que os outros também têm anseios e necessidades, não se importando com isso, e assim ignorando que seus atos e palavras possam ferir ou prejudicar a outras pessoas, inclusive seus parentes, amigos ou as pessoas próximas de uma forma geral.

O sujeito movido pelo egoísmo é incapaz ou tem muita dificuldade em sofrer diante do sofrimento alheio, mas sofre muito quando os seus desejos e anseios não são realizados. O sujeito movido pelo egoísmo é chamado de egoísta e para esse somente é importante aquilo que se refere a si mesmo.

Podemos dizer que o egoísmo é a atitude daquele que se concentra no seu ego; o ego pode ser entendido como sinônimo de “eu”, de modo que o egoísta é aquele que centra suas atenções e ações no seu próprio eu, sendo assim, do ponto de vista psicológico um egocêntrico.

Os animais e as crianças naturalmente apresentam comportamentos egoístas, e assim, podemos dizer que o egoísmo é uma forma de garantir a sobrevivência, de motivar as criaturas a lutar por ela, contudo, podemos dizer que esse é um comportamento primitivo. As crianças, à medida que crescem, tendem a desenvolver o sentimento de altruísmo, demonstrando amadurecimento e a preocupação em contribuir com as pessoas que o cercam, com a sua comunidade e a sua sociedade. Contudo, alguns indivíduos permanecem presos aos sentimentos egoístas, não amadurecendo e dificultando a vida dos indivíduos em seu meio.

O altruísmo é o contrário do egoísmo. Enquanto que um indivíduo motivado pelo egoísmo só pensa e age em benefício próprio, um indivíduo motivado pelo altruísmo pensa e age em benefício do seu semelhante.

O significado de Egoísmo está na categoria Significados