Significado de Eira

O que é Eira

Eira significa pedaço de terra. É uma palavra proveniente do latim “area” que quer dizer “extensão de terra”. São lugares planos e em geral ficam ao ar livre.

Também é uma área utilizada em fazendas, onde os grãos e legumes são colocados para serem limpos, secos e debulhados. Ela pode ser feita de cimento ou lajeada, mas é mais comum em de terra batida.

Eira advém dos anos de 1500, em Portugal, sendo trazida para o Brasil pelos colonizadores. Eira é um tipo de pátio que, normalmente, fica perto dos engenhos e é utilizado para estocar a cana de açúcar.

Há eiras que ficam próximas às salinas, ou seja, elas servem para colocar o sal que foi retirado. Nas indústrias de tecidos, também é muito comum existir esse tipo de área.

Eira também é o nome dado a uma espécie de mamífero da família dos Félidas, um tipo de animal que vive no sertão e que é pouco conhecido pelas pessoas.

Sem eira nem beira

A expressão “sem eira nem beira” data do Brasil colônia. Era usada para denominar as pessoas que eram extremamente pobres que habitavam em casas cujo telhado não tinha nem eira nem beira (as ondulações comuns que vemos nos telhados).

Naquela época essa expressão era usada para se referir a pessoas de poucas posses e que não tinham condições de construir uma eira e muito menos uma beira em suas casas.

Dizem que nas casas das pessoas ricas existia além da eira, a beira e a tribeira, ou seja, o telhado era composto por três partes, isso também era um sinal de status social.   

Hoje, o termo é muito utilizado de forma pejorativa quando se quer dizer que a pessoa não possui bens ou é muito pobre.

Exemplo:

“Maria é uma sem eira nem beira, mas quer dar uma de rica para aparecer”.

O significado de Eira está na categoria Significados