Significado de Eito

O que é Eito

Eito era o nome do terreno onde trabalhavam os escravos e com o tempo passou a ser sinônimo de trabalho ou de muito trabalho, assim como de uma grande extensão de terra ou terreno.

O Que é Eito

O significado de eito pode ser variado conforme o contexto onde é empregado a palavra, mas de uma forma ou outra ele sempre estará relacionado com o trabalho.

Assim, temos que o termo eito pode ser usado com o mesmo sentido de atividade ou ação, contudo essa acepção está praticamente em desuso.

Eito, originalmente, era o nome do terreno ou roça em que no período colonial e imperial trabalhavam os escravos no Brasil. Com o tempo passou a significar qualquer terreno onde se realiza algum tipo de trabalho, como a limpeza da plantação, por exemplo. Carpir o lote.

O termo eito pode aparecer ainda para designar uma série de objetos enfileirados de modo a estarem todos numa mesma linha e direção.

Temos ainda a locução adverbial “a eito”, uma outra forma onde encontramos o termo na língua portuguesa. A eito, quer dizer o mesmo que “a fio” ou “em seguida”, significando que algo foi feito rapidamente, prontamente, mantendo um certo pique.

O significado de Eito está na categoria Significados