Significado de Eletricidade

O que é Eletricidade

Eletricidade é um termo geral usado para abranger uma variedade fenômenos que são originados do fluxo de cargas elétricas. Muitos desses fenômenos são facilmente percebíveis e todas as pessoas no planeta os conhecem, sendo eles relâmpagos, a eletricidade estática e as correntes elétricas.

A eletricidade é complexa e também possui conceitos menos conhecidos pelo público em geral, tal como o campo eletromagnético (eletromagnetismo) e a indução eletromagnética.

Quem descobriu a eletricidade? Eletricidade e a história

Não existe um “descobridor” ao certo, e sim a contribuição científica progressiva de diversas figuras e suas pesquisas. Willian Gilbert em meados de 1600 publicou um estudo sobre a eletricidade e o magnetismo, tendo utilizado o termo pela primeira vez, sob a forma de “eletricus”. Ele realizou um estudo sobre a eletricidade estática de uma pedra de âmbar quando esfregada em outro material. Essa utilização posteriormente originou a palavra em inglês “eletric” e eletricity”, que em tradução livre significam “elétrica” e “eletricidade”.

Existem muitos outros que pesquisaram a eletricidade a partir daí, tal como Charles Du Fay, Otto Von  Guericke e outros, inclusive o famoso presidente americano Benjamin Franklin, que realizou uma grandiosa pesquisa sobre a eletricidade. Atribui-se popularmente à ele a história de ter prendido uma chave de metal em uma pipa e a feito voar durante uma tempestade, em junho de 1752. Segundo a crença popular, a linha estava umedecida e a pipa foi atingida por um raio, dando origem ao “descobrimento” das cargas elétricas. Após suas pesquisas houveram muitos outros pesquisadores e diversos avanços, até que a energia elétrica pudesse ser incorporada na vida em sociedade.

Eletricidade básica

É parte do estudo da eletricidade na qual existem três grandezas básicas fundamentais, sendo elas a tensão elétrica, a corrente elétrica e a resistência elétrica. Para utilizá-las e estudá-las é necessário compreender profundamente o conceito de cargas elétricas (positivas e negativas, sendo que as cargas iguais se repelem e as diferentes se atraem).

Eletricidade e a física

Eletricidade também é um ramo da física que estuda esse fenômeno assim como as cargas elétricas. Os estudos físicos sobre a eletricidade envolvem três partes:

Eletrostática: nessa parte do estudo aprende-se sobre as cargas elétricas que encontram-se em repouso, assim como abrange-se conceitos sobre os tipos de eletrização, força eletrostática, potencial elétrico e campo elétrico.

Eletromagnetismo: é o ramo da eletricidade dedicado ao estudo das relações entre os fenômenos magnéticos e os elétricos, a partir do princípio de quê a variação de um campo magnético produz uma corrente elétrica, assim como o oposto também é verdadeiro (uma variação na corrente elétrica produz um campo magnético).

Eletrodinâmica: é parte do ramo da eletricidade que estuda as cargas elétricas em movimento, focando-se principalmente nos conhecimentos sobre as correntes elétricas e circuitos elétricos, assim como o estudo e desenvolvimento de capacitores, resistores, geradores e outros componentes. 

Através dos estudos físicos sobre a eletricidade é que foi possível o desenvolvimento das tecnologias atuais, uma vez que a construção do aparato tecnológico que trabalhe com cargas e correntes elétricas é o que possibilita a vida atual tal qual ela é. Ao longo dos anos, décadas e séculos o homem vem dominando cada vez mais a eletricidade, sendo capaz de captá-la e transformá-la e utilizá-la conforme desejado.

Um conceito físico básico é de que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Ou seja, uma hidrelétrica transforma a energia cinética (movimento d’água) das hidrelétricas em energia elétrica. Isso exemplifica bem a importância do conhecimento sobre a eletricidade e outras formas de energia estudadas pela física.
 

O significado de Eletricidade está na categoria Significados