Significado de Emo

O que é Emo

Emo é uma abreviação da palavra emotional hardcore ou Emocore que corresponde a um estilo de rock, cujas músicas possuem letras confessionais e musicalidade expressiva e melódica. Sua origem reporta-se a década de 1980 nos Estados Unidos com o Hardcore punk.

Emo, como o próprio rock, trata-se de uma cultura alternativa ou mesmo de um estilo de vida que envolve a música e também o visual típico que caracteriza o indivíduo com o uso de roupas pretas, coturnos pretos até os joelhos e demais acessórios todos pretos como o lápis para olhos, batom (também utilizados por alguns homens), cabelos bem tingidos, esmalte de unhas preto (que também pode ser utilizado por homens), franjas longas caídas em um lado do rosto, além de tatuagens e piercings em diversas partes do rosto como boca, olhos e orelhas.

Os emos, como são referidos os adeptos dessa cultura são lembrados pela sua emoção (emotion) e variações da palavra como emocional (emotional), a qual gera confusão e preconceito.

Como são pessoas dotadas de grande sensibilidade é comum serem alvos de piadas que podem ainda envolver a sua sexualidade ou religiosidade (mal interpretados simplesmente por utilizarem visual com tonalidade escura).

Fora isso, os emos se identificam com bandas do pop punk, ou seja, grupos que trabalham canções com boa musicalidade e, ao mesmo tempo, com som mais pesado. Neste estilo, se destacam: Simple Plan, Fall Out Boy, Panic! at the Disco e no Brasil, NX Zero e Fresno.

Estas bandas, com músicas confessionais, despertaram o interesse de adolescentes e jovens que se identificaram com o estilo musical e com a modernidade do visual que se assemelha a essa faixa etária que busca uma identidade underground e própria.

O significado de Emo está na categoria Significados