Significado de Empatia

O que é Empatia

Empatia é a capacidade psicológica que uma pessoa tem de se identificar com outra pessoa, ideia ou objeto.

Quando o indivíduo sente vontade ou tem a capacidade de tentar compreender sentimentos e emoções de outra pessoa, é chamado de empático ou aquele que tem empatia.

A palavra empatia vem da palavra grega empátheia, que significa paixão, pressupondo a comunicação afetiva entre pessoas.

Essa afetividade resulta em uma identificação imediata, quando conseguem se entender independente de estarem dentro de uma mesma situação.

Uma característica forte da pessoa que sente empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo em diferentes situações.

Ela é capaz de doar o seu tempo e sentimentos para pensar em como a outra pessoa está se sentindo, para ser mais compreensiva e poder ajudá-la. Essa qualidade também é chamada de altruísmo, ao passo que o indivíduo se dedica a seu semelhante, o que é o oposto de egoísmo.

O sentimento de empatia geralmente surge quando um indivíduo está passando por situações difíceis e o outro, ao observar a situação, tem a capacidade de compreender os problemas de tal maneira como se fossem seus próprios problemas, para assim apoiar o indivíduo.

Por mais que a grafia seja parecida, empatia tem significado diferente de simpatia. Simpatia é o sentimento de afinidade que uma pessoa sente pela outra na forma de agir ou pensar e também por possuírem gostos em comum, sentindo-se espontaneamente atraídas uma pela outra.

Portanto, empatia está mais ligada a compreender e ajudar o outro e simpatia a se identificar com a personalidade e compartilhar interesses em comum.

Alguns sinônimos (palavras de significado semelhante) da palavra empatia são: compreensão, identificação, altruísmo, sintonia, entendimento e afinidade.

 

O significado de Empatia está na categoria Significados