Significado de Empoderamento

O que é Empoderamento

Empoderamento é um substantivo masculino. O termo vem do Inglês empowerment, que significa “poder de decisão; fortalecimento, emancipação, autonomia”.

O que é Empoderamento:

O significado de Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis.

Empoderamento é o ato ou o efeito de promover a conscientização e a tomada de poder de influência de um indivíduo ou de um grupo social, para realizar mudanças de cunho político, social, econômico e cultural no contexto que lhe afeta.

O termo empoderamento é, na verdade, uma forma aportuguesada da palavra inglesa empowerment, um neologismo criado pelo educador Paulo Freire. O empoderamento se tornou uma das mais importantes palavras nos últimos anos, especialmente quando assuntos mais polêmicos são tratados no coletivo.

Dessa forma, o empoderamento está relacionado com a cidadania, com a liberdade de decisão, de controle, de responsabilidade e do respeito para com o outro. É o que se chama de empoderamento social – o ato de fornecer poder a uma comunidade, para que a democracia seja posta à prática e que a sociedade tenha o direito de expressar suas opiniões e decisões, transformando suas relações em âmbitos sociais, culturais, políticos, econômicos e de poder.

A palavra inglesa empowerment é utilizada na área da Administração de Empresas como uma ação da gestão estratégica que tem como finalidade atingir o melhor aproveitamento do capital humano por meio da delegação de poder – isso pode acontecer graças ao:

  • Compartilhamento de informações essenciais sobre o negócio e projetos,
  • Delegação de autonomia na tomada de decisões,
  • Participação ativa dos colaboradores.

Isso faz com que a organização deixe de lado a burocratização e seja mais rápida, acabando com o “vício de centralização das decisões”.

Empoderamento feminino

Empoderamento feminino é uma expressão que se tornou popular por abordar a exigência da equidade de gênero, isto é, a igualdade entre homens e mulheres nas atividades sociais, tratando-os de maneira democrática e responsável.

É o empoderamento da mulher – a acepção de que as mulheres também têm o poder de participar da sociedade, podendo estar em todos os cenários, seja eles sociais, políticos ou econômicos. O empoderamento estimula a luta pelos direitos das mulheres.

Um desses direitos também abrange a participação em debates públicos e na tomada de decisões que sejam importantes para a sociedade e seu futuro.

Infelizmente, muitas pessoas desaprovam e acreditam que o empoderamento feminino nada mais é do que uma atitude “infantil” de mulheres que procuram chamar a atenção. Porém este é um desafio antigo que busca quebrar a dominação tradicional dos homens sobre as mulheres, pondo um ponto final no controle que os homens acreditam ter sobre seus corpos, sobre sua liberdade, sobre sua sexualidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a igualdade de gênero alcançada através do empoderamento, não somente é um direito humano básico, mas também um rumo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e um fator do desenvolvimento sustentável.

O empoderamento das mulheres beneficia a redução da pobreza, bem como a prevenção de crises, a construção e a fortificação de governos democráticos e igualitários, entre várias outras vantagens.

O significado de Empoderamento está na categoria Significados