Significado de Encerrada

O que é - Encerrada

Encerrada é um adjetivo que pode ser tanto feminino quanto masculino, ou seja, encerrado. O significado de encerrado é aquilo que está fechado, trancado, enclausurado (exemplo: Aquele assassino foi encerrado na solitária após a briga no refeitório).

Este termo também serve para indicar algo que está concluído ou terminado (exemplo: O banco já havia encerrado seu expediente).

A palavra encerrada tem como sinônimos:

  • Entupida;
  • Fechada;
  • Presa;
  • Selada;
  • Tapada.

O que é encerrada

Encerrada é o particípio do passado do verbo encerrar. Outro termo muito usado dentro desta expressão é “encerra”, que pode ser tanto a terceira pessoa do singular do presente do indicativo, quanto significar, para o povo gaúcho, o ato de encerrar o gado no curral.

Outra expressão bastante comum na Língua Portuguesa é “assunto encerrado”, quando uma das partes não quer mais discutir alguma coisa, estando certa de que o seu pensamento ou decisão é o correto para aquele momento. É também o nome e um livro do romancista italiano Italo Calvino (1923-1985).

Váriações do mesmo tema

“Encerrando Ciclos” é outro termo muito buscado na internet e se trata de um texto que já foi nomeado a Paulo Coelho e Fernando Pessoa, mas pertence à Gloria Hurtado e que fala do fim de uma etapa em nossa vida e da importância de seguirmos em frente, sem nos prendermos ao que já aconteceu.

É muito comum a confusão entre as palavras encerada ou encerrada, mas são dois significados distintos. Enquanto encerrada ou encerrado indicam algo que está cerrado em algum lugar, ou o fim de alguma coisa, o significado de encerado ou encerada é para algo que está coberto de cera. Muito comum a aplicação de cera em certos pisos para mantê-los limpos e brilhantes.

Cerimônia de encerramento nas Olimpíadas

O encerramento das olimpíadas é um evento que marca o fim dos Jogos Olímpicos. Disputados na Era Moderna desde 1896, na Grécia, a Olimpíada é a principal competição esportiva do mundo, que reúne praticamente todos os países do planeta em diversas modalidades.

A Olimpíada tem dois eventos. A primeira é a cerimônia de abertura, que ocorre no principal estádio do país-sede (no Brasil, em 2016, foi realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro) e costuma apresentar aspectos da cultura e da história do país que recebe a Olimpíada.  Há também desfile das delegações participantes e também o acendimento da pira olímpica.

Na cerimônia de encerramento há desfile dos atletas que permaneceram competindo, fogos de artifício e apresentações artísticas. Mas o destaque fica para o repasse da chama olímpica para o país-sede seguinte: na Rio-2016 a tocha foi dada à Tóquio, que receberá os Jogos de 2020. Este ato marca o encerramento dos Jogos.

O significado de Encerrada está na categoria Significados