Significado de Encher linguiça

O que é Encher linguiça

Encher linguiça é um termo popular que significa enrolar alguma situação ou pessoas, preencher um espaço vazio com embromação, isto é, com informações de pouca ou nenhuma importância dentro de um contexto.

Em outras palavras, encher linguiça é escrever ou falar qualquer coisa sem a devida importância.

“Enchendo linguiça” quer dizer enrolando, passando o outro para trás, passando o tempo.

A expressão encher linguiça é muito usada quando alguém delonga um assunto juntando a ele detalhes que não tem nada a ver ou que seja de pouca importância.

A pessoa que deseja chamar atenção de alguma maneira, ou quer simplesmente “matar o tempo” ou ainda quer impressionar alguém é chamada de “enchedor de linguiça”.

É dito que os homens quando querem conquistar uma mulher, viram uns verdadeiros “enchedores de linguiça”.

Encher linguiça é também um termo muito usado nas escolas por alunos que não sabem a resposta de determinada questão de um exame ou prova, mas a fim de ganhar pontos apresentam respostas nada objetivas, muito longas e sem nexo algum.

Dessa maneira, no meio acadêmico os alunos “enchem linguiça” enrolando sobre certo conteúdo com objetivo somente de mostrar que escreveram mais linhas sobre o assunto.

Em redações de vestibular são muito encontradas palavras e expressões engraçadas que se tornam motivo de piadas, devido o vestibulando ter apenas “enchido linguiça”.

Origem da expressão “encher linguiça”

A definição, ou seja, o significado de encher linguiça tem origem no processo de fabricação desse enchido (embutido).

Antigamente, na época do período colonial, a carne era muito cara e difícil de resolver. Somente as pessoas nobres, ricas e proprietários de terras tinham a oportunidade de consumirem uma peça de carne fresca.

O restante da população só consumia carnes de origem duvidosa e de menor valor, outros tinham a chance de criar porcos nos quintais de suas casas.

A linguiça era preparada com qualquer tipo de carne e gordura sendo adicionados temperos para torná-la mais agradável ao paladar. Esses ingredientes serviam para encher tripas que embalavam o produto.

O processo de preparo da linguiça era uma tarefa demorada e rotineira, e de tão recorrente o hábito de “encher linguiça” deixou de ser uma atividade caseira para também se transformar em mais uma expressão idiomática.

Desde então, teve origem a expressão “encher linguiça” para transmitir a ideia de “encher assunto com informações sem qualidade, sem interesse ou importância”.

“Encher linguiça” no idioma inglês

O termo “encher linguiça” tem esse significado apenas na língua portuguesa.

No inglês, a expressão “pad out” é usada para expressar o sentido de “encher linguiça”.

A expressão “pad out”, por sua vez; tem o significado de acrescentar uma informação inútil a algo a fim de tornar uma conversa mais demorada, mais longa.

A fabricação de linguiças nos dias de hoje

Atualmente, a fabricação de linguiça não segue os mesmos costumes do tempo do Brasil Colônia.

Agora, o processo é bastante criterioso. O percentual de gordura empregado e a qualidade das carnes seguem normas desenvolvidas por especialistas transformando a linguiça em um produto mais fino.

Sendo assim, “encher linguiça” é apenas uma expressão usada para remeter à ideia de “enrolação”.

O significado de Encher linguiça está na categoria Significados