Significado de Energia Renovável

O que é Energia Renovável

Energia renovável é o termo usado para determinar as fontes naturais de energia que são renováveis, ou seja, que nunca se esgotam (são inesgotáveis) já que eles constantemente se regeneram.

As energias renováveis podem ser chamadas também de energias alternativas pela rápida disponibilidade tanto para o mundo atual como para futuramente.

As fontes de energia renovável são pouco poluentes e quase não agridem o meio ambiente. É por esse motivo que são chamadas de energias limpas – pois são fornecidas pela natureza. Sua utilização não emite gases ou outro produto tóxico ou nocivo que poderia contaminar o ambiente natural.

Dessa forma, utilizar fontes de energia renovável é uma maneira fundamental para que o consumo do ser humano não prejudique o restante do ambiente através da poluição. Além disso, é importante afirmar que seu uso evita o aquecimento global (já que há uma menor dependência do uso de combustíveis fósseis) e os recursos de energia renováveis podem ser implantados em qualquer parte do planeta (não há centralização de recursos).

Porém, embora existam as fontes de energia renovável, muitos recursos naturais não são duram para sempre – ou seja, são energias não-renováveis que acabam se esgotando e sem chances de recuperação (ou podem demorar milhões de anos para nova reposição). É o caso do petróleo e do carvão, por exemplo.

Energia renovável no Brasil

O Brasil, por ser um país com grande riqueza natural, possui cerca de 90% de sua energia derivada de fontes renováveis.

O investimento na energia renovável deu-se a partir do começo do século XXI, especialmente pela crise que se abateu sobre o petróleo e o surgimento do etanol como alternativa muito comum até hoje.

O etanol é feito a partir da cana de açúcar. O plantio no Brasil é muito extenso – sendo que o país é o maior produtor dessa alternativa de combustível – e seu desenvolvimento é notável – o que para o abastecimento de automóveis é um grande diferencial.

O racionamento de energia que ocorreu no início dos anos 2000 fez com que o país procurasse desenvolver novas fontes de energia para garantir o fornecimento da população.

As fontes de energia renovável que mais se destacam no país atualmente são a energia eólica e a energia solar.

Em termos de produção de energia renovável no geral, o Brasil permanece em quarto lugar, bem como está na quarta posição em relação a participação de fontes renováveis em sua matriz energética, de acordo com o Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia.

Fontes de energia renovável

Existem vários tipos de fontes renováveis de energia. Por isso, vale destacar quais são as principais energias não esgotáveis:

  • Energia solar: como o próprio nome já diz, é a energia obtida través da radiação solar que é emitida sobre a Terra. Inesgotável, a energia solar é muito potente por sua grande quantidade diária.

Existem duas formas de utilização desse tipo de energia:

- Fotovoltaica: que utiliza placas fotovoltaicas para converter a radiação solar para energia elétrica, e

- Térmica: aquecimento da água e do ambiente, muito usado em casas e termoelétricas.

  • Energia Eólica: é aquela gerada a partir da ação do vento. Grandes cata-ventos ou moinhos são utilizados para captar a movimentação das massas de ar, de modo que os giros das hélices movimentem as turbinas, que consequentemente acionem os geradores.
  • Energia Maremotriz: é gerada através das ondas e marés. A movimentação das ondas, no primeiro caso, é utilizada para a geração de energia. Já para as marés, o funcionamento é semelhante ao de uma hidrelétrica – uma barragem capta a água das marés durante as cheias e essa água é liberada quando as marés diminuem, ativando os gerados já que a água durante sua liberação gira as turbinas.
  • Energia Hidráulica: fonte de energia renovável que vem dos rios. São as usinas hidroelétricas que utilizam a força das águas que produzem eletricidade ao acionar as turbinas. Atualmente, a energia hidráulica é a principal fonte de energia renovável do país.
  • Energia de Biomassa: é captada através da transformação de produtos de origem animal e vegetal, ou seja, sua decomposição, para a produção de calor. Esse processo gera o gás metano como “combustível”.
  • Energia Geotérmica: essa energia é captada do interior da crosta terrestre, graças a sua temperatura bastante elevada. As usinas geotérmicas injetam água no subsolo por meio de dutos – a evaporação que é provocada é conduzida pelos tubos até chegar as turbinas, gerando eletricidade ao se movimentarem.

O significado de Energia Renovável está na categoria Significados