Significado de Energia Solar

O que é Energia Solar

Energia solar é uma expressão. Energia é um substantivo feminino com origem no Latim energia, do Grego energeia, que significa “operação, atividade”. Já solar é um adjetivo de dois gêneros, substantivo masculino, verbo intransitivo e verbo transitivo direto, que se origina de solo, do Latim solum, que quer dizer “chão, parte funda, pavimento”.

O significado de Energia solar descreve uma fonte de energia renovável que vem do sol, sendo uma forma alternativa e limpa, pois não ocasiona danos ao meio ambiente.

A energia solar é considerada uma das energias mais baratas existentes, pois se dá através de luz visível de raios infravermelhos e de raios ultravioletas que são transformados em energia elétrica ou térmica.

Para a criação de energia elétrica, podem ser utilizados dois métodos:

  1. O heliotérmico: método em que a irradiação é transformada, em princípio, em energia térmica e após em elétrica,
  2. O fotovoltaico: a irradiação solar é convertida em energia elétrica de forma direta.

A radiação que atinge a Terra depende muito de alguns fatores, como é o caso das condições atmosféricas (a umidade relativa do ar e a nebulosidade, por exemplo) e até mesmo a latitude. Através do movimento de translação realizado em voltado Sol, a Terra recebe uma parte da luz que atinge diretamente a atmosfera, e é utilizada pelas plantas no processo de fotossíntese.

Já outra parte da energia solar disponibilizada pelo sol pode ser utilizada de outras formas, principalmente graças às várias tecnologias existentes hoje. São exemplos:

  • Aquecimento solar: é o aquecimento de água para processos industriais, banhos e piscinas através do sol,
  • A própria energia solar fotovoltaica: a tecnologia de conversão direta da luz em eletricidade,
  • Fotossíntese artificial: procedimento artificial de fotossíntese das plantas (é uma imitação deste processo).

Não somente a energia solar existe como um recurso natural como energia para o planeta. Atualmente, há muita importância da energia eólica (energia obtida através da força dos ventos), além da energia das ondas, biomassa e a hidroeletricidade.

Energia solar residencial

A energia solar residencial é uma alternativa sustentável que é empregada através de painéis solares fotovoltaicos para que gerem energia elétrica ou ainda por painéis solares que aquecem a água, diminuindo assim o uso do chuveiro elétrico ou do próprio sistema de aquecimento central.

Este modelo energético proporciona a alimentação de vários aparelhos e gera energia para residências ou até mesmo é uma boa opção para indústrias. Apartamentos e edifícios comerciais também podem fazer uso da energia solar, pois é de fácil aplicação.

No Brasil, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o suprimento de água aquecida – em uma residência com 3 ou 4 moradores – exige 4 m² de coletores de energia solar. No país, a demanda por esta tecnologia é predominantemente residencial, entretanto, outros setores estão começando a demonstrar maior interesse.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Pelo crescimento da popularidade da energia solar, pode-se destacar algumas vantagens e desvantagens deste método.

Por exemplo, são vantagens bem visíveis da energia solar:

  • É uma fonte de energia limpa, ou seja, ela não polui o meio ambiente,
  • Há menos quantidade de manutenção de suas centrais,
  • Tem recebido mais incentivos para projetos e pesquisas para aumentar a eficiência,
  • Reduz os custos para quem adota esse tipo de fonte de energia,
  • Opção para locais de difícil acesso ou que são remotos.

Por outro lado, a energia solar apresenta alguns pontos negativos. São eles:

  • Por exigir a luz do sol, este tipo de fonte de energia não funciona à noite,
  • A produção é variável conforme o clima e temperatura da região,
  • Rendimento alcança cerca de 25% somente,
  • Instalação tem um custo alto.

Vários países já são exemplos de uma adoção significativa de energia solar: a Alemanha, por exemplo, bem como os Estados Unidos, a Espanha, China, Japão, entre outros.

O significado de Energia Solar está na categoria Significados