Significado de Eólica

O que é Eólica

Eólica é uma palavra que significa fonte de energia que pode ser renovável através do vento, ou seja, o termo eólica se refere a tudo relacionado aos ventos; por exemplo, erosão eólica (erosão causada pelos ventos), energia eólica (energia dos ventos), etc.

Origem da palavra eólica

Eólica é uma expressão que teve origem na mitologia grega, na Grécia Antiga. A palavra eólica é uma variação de eólio, do grego aiólios.

O termo eólica deriva do nome do deus Éolo, uma divindade pertencente às mitologias grega e latina. Éolo era o deus do vento, que controlava a força dos ventos, tanto as piores tempestades quanto as suaves brisas.

Significado de energia eólica

A energia é um tipo de grandeza física que se mantém constante, isto é, a quantidade de energia existente no planeta nunca se altera.

Com a junção do significado de energia com a palavra eólica, surgiu a definição de energia eólica, que é a energia provocada pelos ventos ou que provém dos ventos.

Energia eólica

A energia eólica é também chamada de energia dos ventos e é a energia cinética gerada pelo efeito das correntes de ar que pode ser aproveitada e utilizada na geração da elétrica, que é uma das formas de energia útil para o ser humano exercer suas atividades.

Atualmente, a energia eólica é bastante usada para o processo de produção de eletricidade realizada por meio de turbinas eólicas conectadas a estações de distribuição de energia elétrica.

Além da energia eólica, poder ser transformada em energia elétrica (aerogeradores), e o ser humano também pode transformá-la em energia mecânica (moinhos de vento).

Os aerogeradores (grandes torres em forma de moinhos que geram energia) são localizados nos parques eólicos. Sendo assim, os parques aeólicos são os locais onde estão instalados muitos geradores conectados a uma estação de transmissão de energia elétrica.

Origem da energia eólica

Desde os tempos mais remotos, o homem sempre usou o vento a seu favor. Sabe-se que o homem fazia muito uso do vento para mover moinhos e nas embarcações.

A partir do século XX, na Dinamarca (depois de diversas tentativas e muita pesquisa) é que a primeira turbina eólica foi ligada à rede elétrica pública para fins comerciais. Hoje em dia estima-se que mais de 30 mil turbinas eólicas estão operando pelo mundo.

Eólica tecnologia

Com as várias pesquisas sendo realizadas sobre energia eólica e com o avanço da tecnologia, ocorreram grandes desenvolvimentos e aprimoramentos com relação às melhorias aerodinâmicas, estratégias e operação e controle das turbinas e sistemas avançados de transmissão.

Tudo isso com o objetivo de melhorar a confiabilidade e desempenho dos equipamentos e também reduzir custos.

Com todo esse processo, levando em consideração seu início até os dias atuais, foi possível obter uma boa redução dos custos com os equipamentos. Contudo, muito ainda pode ser feito no sentido de barateá-la (energia eólica) para que assim ela possa beneficiar uma série de pessoas.

Eólica vantagens e desvantagens

  • Vantagens da energia eólica – não gera gases poluentes, resíduos e não causa impacto ambiental significativo.
  • Desvantagens da energia eólica – poluição sonora e visual, alto custo dos equipamentos e possível interferência na migração de determinadas espécies de aves.

Eólicas itarema

Em 1° de maio de 2015 foram iniciadas as obras do complexo eólico de Itarema que fica a 237,1 km de Fortaleza. De acordo com o gerente de implantação do complexo, Achilles Barreto, ele é formado por 9 parques sendo que 4 deles teve sua primeira operação comercial em 1° de janeiro de 2016.

O significado de Eólica está na categoria Significados