Significado de Eosinófilos

O que é Eosinófilos

Eosinófilos são células de defesa do organismo responsáveis por agir contra parasitas e infecções e também controlam fatores como a alergia e a asma. Essas células são produzidas na medula óssea e se espalham pelo sangue e também são chamadas de granulócitos eosinófilos ou acidófilos.

A quantidade de eosinófilos presente no sangue pode ser detectada por meio de exames de sangue, sendo que eles constituem de 1% a 6% dos glóbulos brancos em pessoas saudáveis e o nível de concentração varia de 50 ml a 500 ml no sangue.

Eosinófilos Alto

É chamado de eosinofilia quando ocorre o aumento da concentração de eosinófilos presentes no sangue, ficando em uma quantidade superior 500 ml.

Esse tipo de alteração é desencadeada por vários tipos de doenças, sendo que as mais comuns são alergias, asma, verminoses e inflamações da pele.

Eosinófilos Baixo

É chamado de eosinopenia quando ocorre a diminuição da concentração de eosinófilos presentes no sangue, ficando em uma quantidade inferior a 50 ml.

Esse tipo de alteração deixa o sistema de defesa do paciente muito comprometido e geralmente ocorre por alergias críticas, pelo HIV, eclâmpsia (complicações na gravidez), entre outras.

Quando os valores de eosinófilos estão fora do padrão de normalidade, um hematologista deve ser procurado para providenciar o tratamento. Em casos onde a eosinofilia ou a eosinopenia permanecem no corpo humano por mais de seis meses e todas as possíveis causas são eliminadas, é feito o diagnóstivo de eosinofilia idiopática, que significa que possui causa obscura ou desconhecida.

O significado de Eosinófilos está na categoria Significados