Significado de Epicurismo

O que é Epicurismo

Epicurismo é o nome de um sistema filosófico, criado pelo grego Epicuro. Sua teoria propaga a busca pelos prazeres moderados, para que desta forma se consiga alcançar um estado de tranquilidade e de libertação do medo.

Epicuro de Samos criou essa doutrina por estar insatisfeito com as condições de vida na antiga Grécia. O poder estava centralizado nas mãos de poucos e a maioria levava uma vida instável e fútil. O epicurismo teve como princípio a felicidade no mundo, mostrando o caminho para uma vida mais prazerosa e sem muitos excessos.

O filósofo considerava sem sentido a angústia diante da morte e do medo de seus deuses, da procura constante por oráculos e adivinhações e a mania de superstições. Ele ria de todos esses temores. Assim, pregava que a vida só tinha sentido se fosse uma vida de prazeres. Que todos deveriam cuidar da saúde da alma e que só se atingiria a felicidade se os medos e os desejos fossem controlados.

Somente através do controle seria possível chegar a “ataraxia” (sensação de paz, tranquilidade, serenidade e uma calmaria passageira ou permanente).

Há vários fundamentos básicos que foram criados com o intuito de fazer uma reflexão interior, mas o que foi mais enfatizado por ele foi o desejo de encontrar a felicidade e a ausência de dor ou de qualquer outra aflição que pudessem causar reações, como a contrariedade, a privação sexual e a fome.

Sem esses temores o homem seria capaz de ter uma elevação espiritual e o prazer se daria através da satisfação intelectual. Os pecuristas, que seguiam seus ensinamentos, deveriam ficar longe das multidões, mas sem se sentirem sozinhos, sem ostentações, em total harmonia com a natureza e em busca da paz.

Para a doutrina, o que importava era a amizade real e sincera. A comunhão e a troca saudável de conhecimentos, informações e pensamentos que só enriqueciam a convivência entre eles.

Resumo de epicurismo

O discípulo de Epicuro, Diógenes Oenoanda, conseguiu resumir o conhecimento de seu mentor, ao dizer que as condições para a boa saúde da alma estão na humildade, tendo assim, quatro “remédios” bem práticos:

1) Os deuses não devem ser temidos;

2) A morte não deve amedrontar;

3) O bem é fácil de ser obtido;

4) E o mal fácil de suportar.

De acordo com a sua filosofia, o sábio deveria saber lidar com a dor, pois ela é passageira e pode até ser duradoura por um tempo, porém suportáveis.

Estoicismo

O estoicismo também é um movimento filosófico, mas foi criado por Zenão de Cício, um grego de Atenas, que argumentava que todo o Universo seria governado por uma lei natural divina e racional.

O filósofo prega as mesmas ideias de epicurismo, de lealdade à sabedoria e desprezo as emoções externas, porém havia uma diferença.

Para Cício, a pessoa vive de acordo com as leis da natureza. Elas são racionais e aconselhava que não deveriam buscar o prazer e sim depender somente de suas virtudes e conhecimento. Que o homem só se torna sábio se ele não se deixar escravizar por paixões e por coisas externas.

O significado de Epicurismo está na categoria Significados