Significado de Epistemológico

O que é Epistemológico

Epistemológico é um adjetivo utilizado para caracterizar ou identificar aquilo que está associado com o conceito de epistemologia.

Epistemologia é uma palavra grega derivada de “episteme” que significa “conhecimento” e “logia” que significa “estudo”. Epistemologia pode ser traduzida como o estudo do saber científico. É um dos campos da filosofia que estuda a natureza e as limitações dos problemas referentes à crença e ao conhecimento.

Se for observada de uma maneira mais ampla a teoria do conhecimento, também chamada de gnosiologia, pode ser considerada como o sinônimo de epistemológico.  Mas, se analisarmos a mesma palavra em outro sentido, ela pode caracterizar o que chamamos de teoria do conhecimento científico.

Epistemológica e ontológica são palavras com significados distintos. No primeiro caso o fundamento epistemológico preocupa-se com a teoria do conhecimento, enquanto o fundamento ontológico preocupa-se com o estudo do ser ou sobre a reflexão do ser.

A teoria do conhecimento pode ser considerada também como a filosofia da ciência. Ela se interessa em investigar a natureza, as fontes e validades do conhecimento e seus principais questionamentos. Estuda o grau de certeza das diferentes áreas do conhecimento científico, tendo como principal foco a sua importância para o espírito humano.

O conceito de epistemologia partiu do filósofo Platão. Ele acreditava que a crença parte de um pressuposto mais subjetivo, enquanto que o conhecimento já é uma crença justificada e verdadeira. Segundo Platão o conhecimento pode ser considerado como sendo todas as informações que podem descrever e explicar não só o mundo natural, mas também o mundo social que envolve o ser humano.

 

 

O significado de Epistemológico está na categoria Significados