Significado de Epopéia

O que é Epopéia

Epopeia é o substantivo feminino que dá nome a um tipo de poema que trata sobre grandes acontecimentos. No sentido figurado, epopeia é uma série de grandes eventos.

A epopeia também é conhecida como poesia épica e é um gênero da literatura que narra histórias que envolvem viagens, aventuras, guerras e gestos heroicos.

O termo tem origem no grego “epopoiia”, onde "epos" significa "verso heroico" e “poiein” significa “fazer”.

O tom da narrativa de uma epopeia geralmente é de exaltação dos heróis e valorização dos seus feitos. Por esse motivo, a epopeia não é considerada uma narrativa fiel dos acontecimentos, mas é usada como modelo de comportamento por eles serem repletos de conceitos morais.

Dentre as manifestações literárias presentes no mundo, a epopeia é a mais antiga que existe. Nela, a história é contada por um narrador que não faz parte dos acontecimentos, ou seja, ele conta a história de terceiros.

Portanto, os pronomes e verbos aparecem na 3ª pessoa, com raras exceções e são escritos assim porque supõe-se que haja uma plateia para escutar o narrador.

Por meio das epopeias, é possível eternizar grandes lendas e tradições do passado, que são mantidas vivas com o passar dos anos graças a essa tradição oral.

Dentre as principais epopeias do mundo ocidental estão “Ilíada” e “Odisseia”, ambas de Homero, poeta da Grécia, “Os Lusíadas” de Luís de Camões, poeta de Portugal, e “Eneida” de Virgílio, poeta de Roma.

No Brasil, temos alguns poemas que são considerados épicos, como é o caso de “O Uruguai”, do poeta luso-brasileiro Basílio da Gama e “Caramuru” do orador e poeta luso-brasileiro Santa Rita Durão.

A palavra epopeia também é usada no cinema para designar os filmes nos quais o tema principal são guerras e grandes aventuras. Alguns exemplos de filmes épicos são “Bem Hur” lançado em 1959, “O Senhor dos Anéis”, uma trilogia que foi lançada entre os anos 2001 e 2003 e “Gladiador”, lançado no ano 2000.

O significado de Epopéia está na categoria Significados