Significado de Equilíbrio

O que é Equilíbrio

Equilíbrio é um substantivo masculino. O termo vem do Latim aequilibrium, que é uma junção de aequus, que significa “igual”, mais libra, que quer dizer “balança”.

Equilíbrio é um substantivo masculino que quer dizer solidez, estabilidade, harmonia, ou seja, é uma forma de expressar todo o estado que se atribui algo de forma igual, proporcionalmente.

O significado de Equilíbrio é, portanto, as quantidades que se apresentam igualmente.

Na Física, equilíbrio é o termo que conceitua o estado do sistema cujas forças que sobre ele agem se contrabalançam e se anulam mutuamente.

Equilíbrio é a posição do corpo que está estável, isto é, que não possui oscilações ou desvios.

No sentido figurado, equilíbrio é a propriedade ou estado de qualquer coisa que permanece estável, ou seja, constante.

Por exemplo: “De acordo com os novos dados, há um equilíbrio entre a procura e oferta de oportunidades de trabalho.”

Ainda no sentido figurado, equilíbrio pode também se referir ao que envolve prudência, moderação, domínio de si mesmo, comedimento.

Equilíbrio emocional

Equilíbrio emocional é a expressão utilizada para relacionar o controle total que uma pessoa pode possuir sobre suas ações e seus pensamentos que irão determinar todo o seu comportamento.

O equilíbrio emocional é tido como a chave para enfrentar os obstáculos com sabedoria, sem deixar-se levar por reações precipitadas, proporcionando clareza acerca das situações e problemas, maior facilidade para lidar com as adversidades e até mesmo para resolver um conflito da melhor maneira possível para todos os lados.

Assim sendo, ter equilíbrio emocional é considerado um fator importante para todos os aspectos da vida.

Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é uma expressão estudada no âmbito das Finanças, pois está associada com o quanto é necessário vender para que as receitas fiquem iguais aos custos.

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança de um negócio, já que indica quando – por meio das projeções de vendas do empresário – a organização estará igualando suas receitas e seus custos.

Desse modo, a ideia de prejuízo de sua operação é eliminada.

Por isso, este indicador pode servir como um direcionador para as metas de vendas, assim como para outros projetos, tais como a ampliação ou redução da capacidade produtiva, etc.

O significado de Equilíbrio está na categoria Significados