Significado de Equinócio

O que é Equinócio

Equinócio é o nome do acontecimento do momento exato que marca o início da primavera, ou do outono. Nesta ocasião, o sol advém com mais magnitude nas nos locais que são situados aos redores da linha do equador.

Origem da palavra equinócio:

A expressão equinócio é de procedência na união das expressões latina “aequus”, que quer dizer igual, e “nox” que significa noite.

Como acontece o equinócio:

No fenômeno, o tempo do dia é igual ao da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a luz na mesma quantidade.

Ao acontecer um equinócio, o dia e a noite têm igual duração, de precisamente 12 horas. O equinócio acontece nos meses de março e setembro, ao mudar as estações. Na ocasião em que acontece o fenômeno, a lucidez do sol ocorre do mesmo modo no hemisfério norte e no hemisfério sul.

Quando acontece o equinócio:

No hemisfério sul, onde se localiza o Brasil, o equinócio, que acontece no mês de março, aproximadamente no dia 20 ou 21, indica a abertura do outono e o equinócio que acontece em setembro, geralmente no dia 22 ou 23, indica que a primavera está se iniciando.

Já no hemisfério norte sucede a situação contrária, em setembro começa o outono e a primavera começa em março. O dia em que ocorre o equinócio de primavera e de outono pode se alterar de um ano para o outro, por causa do ano solar, trópico, conter 365 dias e algumas horas a mais. São 365 dias 5 horas 48 minutos e 46 segundos.

Assim, o equinócio de outono, também chamado de ponto Libra, ocorre no hemisfério que percorre do verão para a estação do outono. Já o equinócio de primavera, conhecido também por ponto Vernal, acontece no hemisfério que ocorre do inverno para a estação da primavera.

Por conta do fenômeno que precede os equinócios, eles não possuem uma posição afixada, e se desarticulam um tanto a cada ano.

Equinócio e solstício

Tanto solstícios como equinócios são títulos usados para os dias que começam estações do ano. O uso das datas para marcar o início das estações teve como conjectura a amplitude por meio de como os raios do sol alcançam a extensão da Terra.

O termo solstício é de origem do latim e quer dizer “parado”. É um fenômeno que ocorre na época do ano onde o planeta Terra ganha uma abundância maior da luz do sol em um hemisfério. Esses fenômenos acontecem duas vezes por ano, em 21 de junho e no dia 21 de dezembro.

No dia 21 de junho, o solstício marca que se inicia no hemisfério Norte o verão. Nesta fase os dias são bem mais extensos que as noites. E no hemisfério Sul, a nesta data começa o inverno, onde o período noturno é mais longo do que o período do dia.

Já quando acontece o solstício no dia 21 de dezembro, no hemisfério Norte inicia-se o inverno, que é a fase onde a noite é mais extensa que o dia. E no hemisfério Sul, indica nesta data o início do verão, a estação em que os dias são mais longos e as noites curtas.

Tanto equinócio como solstício, são nomes dados para marcar o início das estações do ano, inverno e verão, e primavera e outono.

O significado de Equinócio está na categoria Significados