Significado de Ermo

O que é Ermo

Ermo é um termo que pode ser compreendido como sinônimo de retirado, deserto, despovoado, descampado. O substantivo ermo remete a um lugar distante onde não se encontra ninguém, que não é interessante, está afastado, não há nada lá.

Podemos usar ermo também como sinônimo de alguém que vive sem companhia, solitário, só, sozinho, mas não exatamente para se referir a alguém que se encontra nesta situação de forma momentânea, mas sim de quem vive assim, que escolheu viver só.

Como um lugar afastado, distante e sem habitantes, ermo também pode ser usado como sinônimo de inóspito, como um lugar onde não se pode haver vida, onde não há condições para a existência.

Um lugar abandonado, desabitado, um ambiente vazio, também são sinônimos para a palavra ermo. A cidade de Chernobyl, na Ucrânia, que na época do grave acidente radioativo que a atingiu pertencia à União Soviética é um dos lugares ermos mais famosos do mundo. Devido às altas taxas de radioatividade ainda encontradas no local, ninguém pensa em passar nem mesmo uma noite por lá.

Da palavra ermo deriva o substantivo ermitão ou eremita, que designa aquele tipo de pessoa que vive só, afastada do convívio social. Que busca num contato mais próximo consigo mesmo algum entendimento ou redenção.

Entre os sinônimos que podemos encontrar para a palavra ermo podemos destacar: desabitado, inabitado, descampado, retiro, despovoado, desocupado, apartado, recôndito, devoluto, abandonado, afastado, desolado, inóspito, árido, arredio, solitário, distanciado, desterro, deserto, isolamento, retirado, desértico, remoto, isolado, distante, longínquo, longe, vazio.

O significado de Ermo está na categoria Significados