Significado de Errata

O que é Errata

Errata, às vezes também chamada de corrigenda, é o nome técnico para uma correção apresentada em trabalhos escritos, como livros, textos acadêmicos, manuais e etc. É uma correção que alude a um erro presente no trabalho e é um termo do latim, semelhantes a outros usados tecnicamente na confecção de textos como idem, ipsis litteris, apud entre outros.

Além de textos técnicos, o termo errata também pode ser usado para apresentar uma correção em qualquer contexto em que isso seja necessário, é uma forma mais eloquente de dizer que existe um erro ou que uma correção precisa ser feita. Assim, por exemplo, um telejornal pode, em determinado momento, ter o seu âncora começando um quadro dizendo a palavra “errata”, em seguida apresentando uma informação que foi passada errada no telejornal e a sua correção.

Contudo, o termo errata é mais comum em obras escritas, e mais especificamente em trabalhos científicos ou acadêmicos onde o seu uso é regido pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT. De acordo com a ABNT, uma errata deve conter o nome do autor, o título do trabalho e sua natureza, sua data de aprovação, a titulação do autor e a assinatura dos membros da banca examinadora.

Uma errata pode então aludir tanto a um erro de digitação, como a uma informação errônea ou uma legenda errada abaixo de uma imagem por exemplo, e se faz necessária quando a obra não pôde ser corrigida antes de impressa ou quando o erro passa desapercebido, assim, a errata aparece como um adendo a obra.

O significado de Errata está na categoria Significados