Significado de Erudito

O que é Erudito

Erudito é um adjetivo masculino, sendo que erudita é o termo usado para o gênero feminino. A origem da palavra erudito vem do latim: eruditus – que significa educado ou instruído.

Eruditusé particípio passado de erudite – que significa educar ou ensinar.

O que é Erudito?

O significado de Erudito é semelhante ao significado do termo latino: é alguém ou algo que possui uma cultura ampla, ou seja, que tenha um grande conhecimento sobre um determinado tema ou assunto.

Como adjetivo, erudito também pode estar associada à música ou à leitura, bem como à cultura de forma geral.

Erudito é um termo que entende-se como algo bem elaborado, bem entendido, cuidado. Por exemplo, obras eruditas, músicas eruditas – qualidade de uma pessoa que possui maior conhecimento de tais assuntos.

Além disso, usa-se a palavra erudito para designar um indivíduo que está sempre com vontade de aprender, de modo que está sempre estudando, pesquisando e se aprofundando em assuntos cultos, como é o caso da história, artes e pensamentos.

Antigamente, via-se o erudito como uma pessoa de idade avançada que auxiliava reis e governantes graças ao seu conhecimento. Hoje, o erudito é alguém que possui capacitação para falar sobre determinado assunto (uma pessoa que tem mais conhecimento que os demais sobre algo).

Os termos culto, letrado, iluminado e enciclopedista são consideradas sinônimos de erudito.

Erudito em inglês pode ser eruditeou scholar.

Erudito e Popular

A cultura erudita e a cultura popular são antônimas.

A cultura erudita é uma classe cultural voltada para indivíduos que possuem um alto nível de conhecimento/instrução ou uma formação específica sobre um certo assunto, como, por exemplo, uma área científica, movimentos históricos, história da arte, entre outros.

Já a cultura popular é considerada uma manifestação simples, geralmente com aspectos regionais que é passada de geração para geração. Um exemplo da cultura popular é o próprio samba – que é ensinado e transmitido desde o surgimento.

Música erudita

Música erudita é sinônimo de música clássica – aquela é mais elaborada, e que cada cultura possui a sua, mas que não pertence à tradição ou ao folclore.

Música erudita é composta por maestros e outros conhecedores da música, como, por exemplo, Beethoven – denominado compositor clássico.

Compartilhe este significado: