Significado de Escanear

O que é Escanear

Escanear é um verbo em português da palavra inglesa scan que tem, como significado, averiguar ou vasculhar. Tal ato só é possível através de um equipamento adequado, no caso, o scanner que capta as imagens e as repassa para a tela de um computador.

Logo que o scanner começou a ser utilizado no Brasil, as pessoas diziam “scanear” até que o termo foi aportuguesado para escanear. De todo modo, se refere ao procedimento de digitalizar um documento impresso para convertê-lo em arquivos e documentos para serem guardados, utilizados imediatamente ou mesmo enviados por email para destinatários que se encontram a longa distância e precisam do material rapidamente.

Existem vários tipos de scanners indicados para os casos mais específicos: o acoplado no computador através de uma impressora de tinta, os utilizados por policiais e aqueles outros empregados na medicina.

Os policiais federais utilizam frequentemente em aeroportos para verificar, ao percorrer com um scanner, se as bolsas e outras bagagens não transportam objetos perigosos que podem colocar a vida das pessoas em risco ou mesmo verificar se não há nenhum transporte ilegal como, por exemplo, drogas.

Já na medicina o emprego do scanner é feito por meio de aparelhos como a ressonância magnética com o intuito de verificar se existe ou não anomalias internas no paciente e fazer os devidos mapeamentos necessários para os possíveis tratamentos de saúde.

A palavra escanear é também utilizada em programas antivírus de computadores, tablets e smartphones onde o programa ou aplicativo faz uma varredura no equipamento à procura de vírus e malwares nocivos para serem devidamente eliminados e preservar o bom funcionamento do equipamento eletrônico.

O significado de Escanear está na categoria Significados