Significado de Escassez

O que é Escassez

Escassez é um substantivo feminino derivado de escasso que, por sua vez, é proveniente do latim vulgar “excarpsus” e do latim clássico “excarsus”, palavra que tinha o significado de algo em pouca quantidade.

O que é escassez?

Escassez indica a qualidade de algo que é escasso, ou seja, é um sinônimo de falta, carência ou insuficiência de um bem para uma determinada sociedade.

Quando nos referimos à escassez de recursos naturais, estamos nos referindo a uma situação ou condição em que existe pouca disponibilidade do recurso. O conceito de escassez, normalmente, está relacionado a recursos naturais não renováveis, como minérios e outros produtos que utilizamos in natura, provenientes da natureza, para produção de bens de uso contínuo.

Em seu uso mais popular, escassez refere-se a uma situação em que a maior parte das pessoas não possui acesso a um determinado bem a preços acessíveis. Contudo, um bem que pode ser escasso para a maioria da população, pode não o ser para pessoas que tenham melhores condições financeiras. Como exemplo, podemos dizer que o caviar é um bem escasso, não fazendo parte do consumo da grande maioria das pessoas, sendo, no entanto, um bem disponível para quem possui dinheiro para compra-lo.

Em outros casos, escassez é uma palavra usada para indicar uma situação de pobreza, indicando pessoas que passam por escassez de alimentos em virtude de suas dificuldades financeiras.

Escassez na economia

Quando falamos em economia, o termo escassez nos remete para bens que possuem oferta limitada. Nesse ponto de vista, um consumidor que não pode usufruir de todos os bens que deseja, deve escolher bens que estejam acessíveis, que não sejam escassos ao seu poder de compra.

A escassez na economia está relacionada ao preço dos produtos. Quando um bem está abaixo do preço comum determinado pela oferta e pela demanda, em pouco tempo haverá escassez desse produto.

Havendo escassez, é comum que os fornecedores aumentem o preço do produto, para que ele atinja o equilíbrio no mercado. No entanto, também pode ocorrer o prolongamento da escassez, quando monopólios forçam o aumento do preço, não fornecendo a quantidade exigida pelo mercado, como já ocorreu com o cimento, no Brasil.

A escassez é relacionada à demanda maior que a oferta. Quando há excedente, temos uma situação contrária, com preços abaixo dos valores praticados no mercado, interferindo até mesmo no lucro obtido pelos comerciantes.

Não podemos dizer que um produto escasso é um produto raro. A escassez determina a disponibilidade em quantidades limitadas, não sendo acessíveis à população de baixa renda. A escassez é também, muitas vezes, uma situação sazonal, como percebemos com determinadas frutas, legumes e verduras em períodos de muita seca ou de excesso de chuva.

Escassez de água

Um dos problemas mais sérios que temos atualmente no mundo é a escassez de água doce e potável, e esse problema não está relacionado com a lei de oferta e de procura estabelecida pelo mercado financeiro.

A escassez de água está diretamente ligada à demanda maior do que a oferta em muitos locais do planeta, notadamente em locais em que a água não possui qualidade aceitável para consumo.

Embora o planeta tenha água suficiente para que todos possam usufruir dos seus benefícios, apenas 2,5% é água doce, e o aumento da população mundial deixa atualmente pelo menos 40% das pessoas sem acesso à quantidade de água necessária para consumo.

Entre os países do mundo, o Brasil é um dos mais abundantes em água doce, possuindo 12% da disponibilidade mundial. Embora essa seja uma situação favorável para nossa população, ainda não temos um planejamento adequado em virtude da falta de controle da poluição, do saneamento básico inexistente e da exploração inadequada dos recursos hídricos, aliados a uma urbanização não planejada e à falta de cuidados com os mananciais.

O significado de Escassez está na categoria Significados