Significado de Escatologia

O que é Escatologia

Escatologia é uma palavra que se refere a uma teoria que fala sobre o fim do mundo, sobre os acontecimentos que virão no fim do mundo e após ele. Na medicina, seu significado é a análise de dejetos humanos (fezes). E num sentido figurado, pode significar o gosto de alguns indivíduos por conteúdos obscenos e sórdidos.

O que é escatologia?

A palavra Escatologia tem muitos significados diferentes, por causa sua raiz resposta etimológicas das palavras. 

Escatologia, quanto à teoria dos últimos acontecimentos na humanidade, surgiu do grego éskhatos, que significa extremo ou último, que juntando ao sufixo logia – que significa estudo do extremo, do último, das últimas coisas.

Porém, a partir dos gregos skatós, quer dizer excremento, que juntando com logia, seria o estudo dos excrementos. 

Sinônimos de escatologia

Palavras sinônimas a escatologia são apocalipse, cropologia e interesses por coisas sórdidas e obscenas (cada uma com um significado diferente).

Escatologia bíblica

No estudo bíblico, escatologia significa a ciência que estuda o antes e o depois do Fim dos Tempos, Juízo Final, enfim, o fim da raça humana no planeta Terra.

Neste sentido, a escatologia assume um nuance apocalíptico e profético, acreditando na ideia de morte, ressurreição e na vinda de Cristo.

O estudo da escatologia

Existem três diferentes grupos que estudam a Escatologia, cada um com sua maneira de interpretar as escritas sagradas: Amilenistas, Posmilenistas e os Premilenistas.

Amilenistas

Estes acreditam que nas escritas Sagradas não existe nenhuma referência acerca da descrição cronologia sobre a segunda vinda de Cristo e a participação dos crentes no novo céu e terra.

Eles acreditam que o julgamento geral será para todos os povos, crentes e incrédulos, e tudo se iniciará com a segunda vinda de Cristo.

Posmilenistas

Eles acreditam que o milênio não é literal e sim a mistura do milênio com o progresso do evangelho no mundo. Também acreditam na ressurreição, no juízo final, na euforia (tribulação) e na posição sobre Israel e a igreja.

Premilenistas dispensacionalistas

Eles acreditam que a vinda de Jesus Cristo será em duas partes. Na primeira o Senhor se encontrará com a igreja nos ares. Levará os crentes para participar das Bodas do Carneiro e depois de sete anos de sofrimento na Terra sem a presença da igreja, ele voltará com ela, para reinar por mais mil anos.

Eles distinguem a ressurreição da igreja: A ressurreição para os crentes no reinado de Jesus (sete anos sem a igreja) e a ressurreição dos descrentes no final do milênio.

Eles também distinguem o julgamento dos crentes, dos judeus e gentios covertidos durante os sete anos (reinado sem a igreja) e o julgamento dos descrentes no juízo final.

Para esses estudiosos, os setes anos de reinado serão literais, e a igreja neo-testamentária será arrebatada antes da tribulação (sete anos de reinado sem a igreja). O milênio começa com a segunda vinda de Jesus e a tribulação, e durarão mil anos (literalmente). Está também é uma diferença de estudos entre Israel e Igreja.

 

O significado de Escatologia está na categoria Significados